Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: “Bolsonaro está com medo de levar uma surra nas urnas”, diz o ex-presidente Lula

Multidão de pessoas durante ato com o ex-presidente Lula | FOTO: Ricardo Strucket |

O ex-presidente Lula (PT) esteve neste sábado (30) em Fortaleza, no Ceará, para a convenção petista de lançamento da candidatura de Elmano Freitas ao governo do Ceará e do ex-governador Camilo Santana. Durante o seu discurso, o presidente afirmou que o presidente é “covarde” e que está com medo de levar uma surra nas urnas.

“Não vamos aceitar provocação. Nossa vingança será na urna. Bolsonaro tem dito todo dia que a urna não presta, a mesma urna que elegeu ele várias vezes. Mas o medo dele não é a urna, o medo dele é o povo. Porque o povo vai dar uma surra nele na urna”, disse Lula.

Além disso, o ex-presidente Lula voltou a promoter que, caso seja eleito, vai fazer um “revogaço” todo os decretos de sigilo sobre investigações assinados por Bolsonaro sobre ele e seus familiares.

Fim de aliança
O lançamento da candidatura do deputado estadual Elmano Freitas ao governo do estado do Ceará marca o fim de uma aliança entre o PT e o PDT cearenses que durou 16 anos.

O Partido dos Trabalhadores tinha preferência para que Izolda Cela, que foi vice de Camilo Santana e depois tomou posse como governadora, fosse indicada pelo PDT para disputar o governo estadual, porém, o PDT cearense optou por lançar Roberto Cláudio.

Com isso, o PT decidiu romper a aliança com o PDT e lançar candidato próprio. Além disso, uma crise foi deflagrada no PDT-CE: a governadora Izolda Cela se desfiliou e, junto com ela, vários prefeitos também deixaram o PDT.

Prefeitos do PDT se desfilam em massa no Ceará para apoiar candidato do PT no estado
Sete prefeitos de cidades cearenses anunciaram, nesta sexta-feira (29), desfiliação do PDT e informaram, ainda, que apoiarão Elmano Freitas, o candidato do PT ao governo do estado. Além destes, outros dois prefeitos do partido de Ciro Gomes informaram que apoiarão o candidato petista, mas continuarão na legenda.

O movimento vem após o PDT, que detém 63 prefeituras no Ceará, quebrar o acordo que mantinha com o PT e rifar a candidatura de Izolda Cela ao governo do estado para lançar Roberto Cláudio. Até então filiada ao partido, Izolda era vice de Camilo Santana (PT) e assumiu o posto de governadora após o petista renunciar para concorrer ao Senado.

Diante da manobra, o PT, que apoiava a candidatura de Izolda Cela, então, lançou Elmano Freitas, e Camilo Santana vem conseguindo apoio de prefeitos do PDT ao petista.

Anunciaram desfiliação do PDT para apoiar o candidato petista os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha). As informações são do site Revista Fórum.

Sair da versão mobile