Notícia nada agradável nesta noite de domingo (31) para a Chapada Diamantina. É que o final do mês em Andaraí é de incêndio florestal em uma ilha do Rio Paraguaçu. De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, o fogo começou por volta das 11h da manhã e até agora não foi combatido e os brigadistas voluntários estão sem equipamentos apropriados para conter as chamas.
“Essa ilha é um nicho ecológico abandonado pela gestão municipal. Infelizmente estamos sem EPIs [equipamentos de proteção individual] e sem apoio da prefeitura e dos governos estadual e federal. A prefeitura que deveria dar o primeiro combate. Infelizmente é assim que anda o meio ambiente em Andaraí”, descreve o brigadista Homero Vieira.
Em contato com o Jornal da Chapada, Homero explica que o local afetado por incêndio “é um nicho ecológico onde muitos animais se reproduzem justamente por ser uma ilha. Principalmente os pássaros”. O brigadista atua na Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí e cobra urgentemente um plano de ação para evitar tragédias na região.
“É triste perceber esse descaso do estado em sua três esferas. Estou aqui arretado, pois sempre defendi essa ilha e, hoje, estamos sem condições por falta de logística e de equipamentos próprios para conter o fogo”, relata Homero.
Ele aponta que cidade de turismo natural, cercada por florestas e situada ao redor do Parque Nacional da Chapada Diamantina deveria ao menos ter uma Secretaria de Meio Ambiente. “Entra ano e sai ano e a história na Chapada Diamantina sempre se repete em relação aos incêndios”, completa.
Jornal da Chapada