Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governo estadual entrega nova sede do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra

O espaço, que fica na Rua do Passo, nº 42, no Pelourinho, contou com investimento na ordem de R$ 310 mil | FOTO: Carol Garcia/GovBA |

Com 35 anos de atuação na Bahia, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) teve sua sede revitalizada pelo Estado da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. A entrega do equipamento acontece nesta segunda-feira (8), às 14:30h, compondo o “Agosto da Igualdade”, calendário em alusão à Revolta dos Búzios, um dos maiores levantes negros e populares registrados no país. O espaço, que fica na Rua do Passo, nº 42, no Pelourinho, contou com investimento na ordem de R$ 310 mil, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A requalificação incluiu reforma estrutural, pintura, aquisição de equipamentos e mobiliário, paisagismo, dentre outras intervenções. A partir da inauguração do espaço, as salas do casarão passam a receber os nomes de lideranças históricas da luta antirracista, a exemplo de Jônatas Conceição, Makota Valdina Pinto e Alaíde do Feijão, além de galeria de presidentes do colegiado.

O CDCN também tem passado por um processo de ampliação, agora com maior representatividade, democratização e dinamização do seu funcionamento. Através de decretos estaduais, foram criados assentos para os segmentos LGBTQIA+, da juventude negra e população em situação de rua, por exemplo, além de inserir outras secretarias estaduais na composição do órgão. Outro avanço histórico é a alternância entre poder público e sociedade civil na presidência do colegiado. Com informações de assessoria.

Serviço:
O quê: Inauguração da nova sede do CDCN.
Quando: Segunda-feira, 8 de agosto de 2022, às 14:30h.
Onde: Rua do Passo, nº 42, no Pelourinho – Salvador/BA. Próximo ao Convento do Carmo/Ao lado da Igreja do Passo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas