Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: ACM Neto é oficialmente candidato a governador; “Bahia precisa passar por um processo de mudança”

Na ocasião, a empresária Ana Coelho (Republicanos) também foi anunciada como vice na chapa | FOTO: Divulgação |

O partido União Brasil oficializou, na manhã desta sexta-feira (5), o nome de ACM Neto como candidato ao Governo da Bahia. Esse evento aconteceu no ‘Centro de Convenções’, em Salvador. Na ocasião, a empresária Ana Coelho (Republicanos) também foi oficializada como vice na chapa. A majoritária de Neto para as eleições de 2022 tem como candidato ao Senado, o deputado federal Cacá Leão (PP).

Em sua base de partidos aliados, ACM conseguiu unir 13 legendas, um dos maiores grupos de oposição da história política no estado. “A Bahia precisa passar por um processo de mudança. Quando a gente olha as principais questões da vida dos baianos, infelizmente hoje a gente enxerga problemas. Aqueles que nos governam estão há 16 anos e tiveram muitas oportunidades e chances”, disse ele ao criticar o Partido dos Trabalhadores (PT) e enfatizar os índices ruins do Estado nas áreas da segurança pública, desemprego, saúde e educação.

1 / 8

O evento contou com a participação de representantes do partido, apoiadores da chapa e outros candidatos. Ao criticar os problemas da Bahia, o candidato informou já ter um plano de governo pronto.

“Se eu tiver oportunidade de ser governador do Estado, dia primeiro de janeiro, eu vou sentar na cadeira e vou saber as decisões que eu tenho que tomar, vou saber como conduzir o governo e o meu compromisso é o que fazer um governo que seja exemplo para o Brasil”, informou. Ao comentar sobre a segurança pública na Bahia, ele relembrou o caso da estudante de 15 anos morta no Centro de Salvador e cobrou por um posicionamento do Governo da Bahia. “O governador fez o quê? Botou quem para fora? Tomou que tipo de providência?”, questionou.

A empresária Ana Coelho, escolhida como vice na chapa, recebeu elogios do ex-prefeito de Salvador. “É possível conciliar o respaldo político com uma novidade, capaz de trazer alguém de fora da política, com olhar diferente do meu (…) Pessoa envolvida e comprometida com movimentos de classe, pessoa com visão crítica sobre a Bahia”.

Em seu discurso, ACM Neto enfatizou que se preparou a vida inteira para assumir o cargo e enfrentar, com determinação e coragem, todos os problemas vividos pela população do estado. “Eu sonhei e me preparei. Eu acredito nisso, em trabalho duro, em correr atrás, em suar a camisa. Eu não sou produto do acaso. Eu não sou o resultado da vontade de um partido político. Não estou aqui escolhido e confirmado nessa convenção porque não tinha outro nome e, de repente, eu apareci. Eu estou aqui porque eu me preparei a vida toda para esse momento”, afirmou.

Neto ressaltou ainda que o sentimento de mudança está em todos os cantos do estado, e que se sente preparado para encarar as dificuldades e proporcionar um futuro diferente, e muito melhor, para toda a Bahia.

“Digo sem medo de errar. Eles se contentam com o último lugar. Comigo é diferente. Eu só aceito ser o primeiro. Eu só quero ver a Bahia em primeiro lugar. E a verdade, infelizmente, é que hoje, em muitas coisas que deveríamos estar em primeiro lugar, nós estamos em último. E em muitas coisas que deveríamos estar em último lugar, seguimos em primeiro”, salientou ao comentar os índices de violência, cenário em que a Bahia lidera o ranking como o estado com o maior número de mortes violentas no país, e as taxas de qualidade de educação, onde a Bahia ocupa o último lugar do Brasil.

“Na minha caminhada, os mais de 200 municípios percorridos me fizeram ouvir muitas histórias. A gente está aqui para falar da dura realidade do nosso estado. A gente não pode fechar os olhos para a dor e para o sofrimento dos baianos. Aqui eu estou para dizer que eu vou transformar essa dor, essa dor que dói no coração da gente, em compromisso de luta. E acima de tudo na certeza que, a partir do dia 1° de janeiro de 2023, a Bahia vai mudar com o novo governador desse estado”, destacou o candidato.

Plano de Governo
Na convenção, ACM Neto apresentou parte do plano de governo estruturado com as propostas para o futuro da Bahia. O plano será apresentado, com maiores detalhes, nas próximas semanas.

“Nós sabemos tudo o que precisa ser feito desde o primeiro dia de mandato. Nós vamos governar por toda a Bahia, por todos os 417 municípios do nosso estado. Nós vamos enxergar a peculiaridade, as características e a situação de cada região do nosso estado. Vamos implantar os Governos Regionais, e os dois primeiros serão implantados no Extremo Sul e no Oeste da Bahia”, antecipou.

Os Governos Regionais, denominados como GRs, serão braços avançados do governo estadual. Órgãos que terão a capacidade de oferecer serviços públicos essenciais em todas as regiões da Bahia. “Vamos fazer um planejamento para cada região ouvindo o povo, definindo metas sociais e econômicas que vão ser fundamentais para a alocação dos recursos e definição dos projetos essenciais. Tudo isso, com visão de médio e longo prazo”, explicou.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas