A 5ª edição da Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, que acontece entre esta quarta-feira (10) e domingo (14), conta com a expectativa de atrair mais de 5 mil pessoas, superando o número de visitantes das edições anteriores, após passar dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia de covid-19. As atividades são gratuitas e abertas para toda a comunidade.
“Em 2019, a gente recebeu aqui em Mucugê um público de aproximadamente cinco mil pessoas e, nesse ano, a gente espera ultrapassar esse número, de mais de cinco mil pessoas por dia”, conta a secretária de turismo, Fabiana Profeta. O tema do evento esse ano é “Literatura e Ancestralidades” e a edição deve atrair turistas de várias partes do estado da Bahia e do país.
Pousadas, restaurantes, agências, associações de guias e comércios em geral já estão movimentados, o que gera renda e novas oportunidades de emprego no município. “Para os dias do evento estamos programados para trabalhar com 100% de ocupação do nosso estabelecimento”, destaca Ana Luisa Pimentel, sócia do ‘Beco da Bateia Pizzaria e Restaurante’.
Programação
Mesas literárias, leituras guiadas, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos e projetos pedagógicos fazem parte da programação da Fligê.
Nesse ano, Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Edvard Passos, Cristina Serra e Lívia Natália estão entre alguns nomes confirmados. Durante a Fligê, também acontecem atividades para o público infantil na Fligêzinha, para os amantes da sétima arte, com a FligêCine e muita música com os shows de Mateus Aleluia, Margareth Menezes e Anelis Assumpção. Clique aqui para conferir a programação completa.
Jornal da Chapada