Um levantamento feito pelo Informe Baiano através de apuração com deputados, vereadores e assessores, além de observações nas redes sociais e conversas com o eleitorado, aponta que pelo menos 68 prefeitos ainda não revelaram o candidato ao governo da Bahia que apoiará nas eleições desse ano.
Dos 417 municípios baianos, 207 prefeitos afirmam que apoiarão o governista Jerônimo Rodrigues (PT), que aparentemente aparece com maior força no Território do Sertão Produtivo, onde tem aliança eleitoral com 14 dos 20 gestores. A região tem como cidade-polo Guanambi, do prefeito Nilo Coelho (PSDB), que apoia ACM Neto (União Brasil). O município é também a terra da candidata a vice-governadora na chapa oposicionista, Ana Coelho (Republicanos). Outras regiões que Jerônimo tem mais força entre os prefeitos são o Velho Chico e o Sudoeste baiano, vizinhos ao Sertão Produtivo.
Já Neto conta com o apoio declarado de 136 prefeitos, e sua maior força é na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde conta com 11 prefeitos, incluindo Marcus Vinícius (Vera Cruz/MDB) e Zezinho (Itaparica/PTB), que já teriam firmado acordo com o líder do União Brasil. Ambos aparecem na conta interna do Governo como apoiadores.
Na RMS, o time do PT conta com apenas com os prefeitos Moema Gramacho (Lauro de Freitas/PT) e Dailton Filho (Madre de Deus/PSB). Neto também tem maioria na região do Recôncavo, onde conta com 10 dos 19 prefeitos. Nessa região, Jerônimo tem o apoio de 6 gestores, enquanto o bolsonarista João Roma (PL) conta com o apoio de Ednaldo Ribeiro (Cruz das Almas/Republicanos). Dois prefeitos aparecem em cima do muro.
Roma tem apoio de cinco prefeitos. Além de Ednaldo, o deputado federal conta com Jânio Natal (Porto Seguro/PL), Adriano Lima (Serrinha/MDB), Zé do Povo (Ourolândia/DEM) e Pedro Oliveira (Curaça/PSC).
Além disso, é notório um grande equilíbrio em diversas regiões, a exemplo dos territórios de Irecê e da Chapada Diamantina.
Nesse cenário de apoios de prefeitos, apesar de Jerônimo ainda contar com maioria, o mapa eleitoral é mais favorável a ACM Neto, pois o mesmo conta com apoio dos prefeitos das cinco maiores cidades, que são Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Camaçari. Já em um recorte com as 30 maiores cidades, Neto aparece com 18 prefeitos, Jerônimo com 9 e Roma com um. Há ainda um gestor que aparece com posicionamento indefinido, que é Luiz de Deus (Paulo Afonso/PSD).
As cidades grandes que ACM Neto conta com apoio dos prefeitos são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Candeias, Guanambi, Simões Filho, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães, Senhor do Bonfim, Dias d’Ávila, Itapetinga, Campo Formoso.
As cidades grandes que Jerônimo Rodrigues conta com apoio dos prefeitos são: Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Alagoinhas, Valença, Jacobina, Irecê, Casa Nova e Bom Jesus da Lapa. Já João Roma tem apoio de duas grandes cidades: Porto Seguro e Serrinha. Com informações do Informe Baiano.