A prefeitura de Lençóis, administrada por Vanessa Senna (PSD), está avançando na criação do Sistema Municipal de Cultura (SMS), que consiste no planejamento e política participativa para o setor, além de visar a formação, informação e promoção das políticas públicas.
A Secretaria Municipal de Cultura será coordenadora do SMC e pela primeira vez recebe o status, em Lençóis, de secretaria independente, devido ao reconhecimento da gestão à singularidade e importância do município no cenário da cultura nacional.
O alinhamento foi iniciado no dia 3 de março, em reunião entre o secretário municipal de Cultura, Felipe Sá e Ana Teixeira, superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Bahia. Após série de tratativas, no dia 3 de maio foi publicado no Diário Oficial da União o Extrato do Acordo da Adesão de Lençóis ao Sistema Nacional de Cultura.
A Prefeitura de Lençóis protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 16/2022 no dia 22 de julho. Esse é o projeto que visa implantar no município o SMC com o Conselho, Fundo e Conferência de Cultura. A tramitação do projeto começou no dia 16 de agosto na Câmara de Vereadores, onde vereadores ouviram a comunidade sobre o projeto que conta com o apoio do setor.
Jornal da Chapada