Um casal, sendo uma mulher de 22 anos e um homem de 34, foi diagnosticado com leishmaniose, doença conhecida como ‘calazar’, e estão pedindo uma maior atenção por parte da Vigilância Sanitária nas comunidades de ‘Coxo de Fora’ e ‘Coxo de Dentro’.
De acordo com os dois, sete pessoas foram contaminadas pela doença nas localidades nos últimos dois meses. O casal esteve buscando novamente atendimento na noite de domingo (21) no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, na Chapada Norte.
Eles afirmam que a Vigilância Sanitária já esteve na região, mas, conforme eles, a ação foi tímida e a situação tem se agravado. “Precisamos de ajuda, a Vigilância Sanitária já esteve nas comunidades, porém precisa fazer uma fiscalização com maior eficácia, acionando os donos de animais para que não os escondam e permitam que sejam examinados”, disse a jovem.
Conforme especialistas, nos centros urbanos, a transmissão se torna potencialmente perigosa em razão do grande número de cachorros. Esses animais adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem. Contudo, a doença não é contagiosa, a transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.
Ainda de acordo com médicos, os sintomas incluem febre, tosse, dor abdominal, anemia, perda de peso, diarreia, fraqueza, aumento do fígado e do baço, além de inchaço nos linfonodos. Jornal da Chapada com informações de Augusto Urgente e Jacobina Notícias.