Campeão brasileiro no ano passado, Ulan Galinski, ciclista do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, está entre os atletas que irão disputar o Mundial da França. O campeonato começou quarta-feira (24) e segue até domingo (28). Ulan é considerado um dos ciclistas mais promissores do país. Ele optou por não competir na etapa de Castro Alves, no Recôncavo, recentemente, por estar focado na disputa do Mundial. Em Les Gets, cidade sede do Mundial, ele disputará as provas de short track e cross country olímpico, conhecidas como XCC e XCO, respectivamente.
“Correr o Campeonato Mundial é sempre um sentimento especial, é a corrida mais importante do ano para a maioria dos atletas do mundo todo. Nos preparamos para chegar aqui na minha melhor forma física da temporada e, com isso acabamos tendo que tomar algumas decisões difíceis, como deixar de defender o título brasileiro de maratona. Decisão mais difícil pelo fato da corrida ser na Bahia, meu estado, mas a competição aconteceu cinco dias antes da minha viagem para o Mundial, então decidimos focar nessa semana que antecedia na minha preparação. Acabei fazendo bons treinos, batendo recordes pessoais e isso me deu confiança extra, mostrou que estou pronto para encarar o Mundial”, comentou Ulan ao ‘Correio 24 horas’.
Ulan integra a equipe Caloi/Henrique Avancini Racing, que leva o nome do maior ciclista brasileiro da atualidade. Com medalha de prata na prova do short track (XCC) no Mundial de 2021, na Itália, ele chega para esta edição após uma preparação complicada, visto que teve uma infecção pulmonar no mês passado, além de problemas físicos. “Estou colocando toda a minha energia nesta competição”, disse Avancini, que vai competir também no cross country olímpico (XCO).
A disputa do XCC, em trajeto mais curto e que costuma ter a duração de cerca de 20 minutos, será na sexta-feira (26), a partir das 12h45 (horário de Brasília). O XCO, que é a prova disputada nos Jogos Olímpicos, costuma durar em torno de 1h30 e acontecerá no domingo (28), com largada às 10h15. Cinco categorias são disputadas no Mundial. Além do XCO, que é a única no programa olímpico, e do XCC, também haverá provas no revezamento cross country (XCR), cross country elétrico (chamado de E-MTB ou E-XC) e downhill (DHI). Jornal da Chapada com informações de texto base do Correio 24 horas.