A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, autorizou na última quinta-feira (25) a abertura de licitação para construção de nova escola do Derba. Essa obra terá investimento total de R$2 milhões e contará com estrutura composta por laboratório de ciências e informática, área de lazer com parque de diversão, biblioteca, além de refeitório, seis salas de aula e salas administrativas, todas as instalações com climatização para garantir o conforto dos estudantes, professores, coordenadores e colaboradores.
Durante a ‘Quinta do Bem’ também ocorreu a entrega dos kits escolares para os alunos da escola do Derba, ordem de serviço para pavimentação de quatro ruas do bairro da Urbis e inauguração de praça. O evento teve ainda apresentação artística do grupo de Jazz do Cras III Primavera. A unidade escolar, que hoje funciona na Avenida Ruy Barbosa em um prédio alugado, passará a funcionar na nova sede que será construída na Praça José Lucas de Lima, no bairro da Urbis, ao lado da Escola Municipal Mundo dos Saberes.
A escola do Derba está entre as mais bem avaliadas pelo Ideb e o propósito da gestão municipal é investir mais em educação com o intuito de continuar promovendo transformação social. A vice-diretora Juciene Silva de Oliveira fala com entusiasmo sobre a unidade de ensino. “A escola do Derba tem um ótimo desempenho no Ideb, é uma escola muito disputada, as vagas são super concorridas no período de matrículas. Nós professores e coordenadores sabemos que é uma responsabilidade grande atuar em uma escola como essa, por isso nos empenhamos bastantes para manter a qualidade do ensino e continuar melhorando nos índices avaliados pelo Ideb”.
Juciene diz também que a nova sede da escola serve de estímulo para os profissionais e para os alunos e que a comunidade escolar merece uma nova sede mais moderna como forma de reconhecimento pelo que ela tem desempenhado na vida dos estudantes. Segundo a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), a meta do governo municipal é colocar Itaberaba no lugar de destaque em Educação e Saúde na região. A prefeitura anunciou investimentos na ordem de mais de R$50 milhões em infraestrutura e em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social nos próximos dois anos.
“A gestão pública deve ser voltada para o desenvolvimento do ser humano e isso inclui a educação de qualidade com escolas bem equipadas e humanizadas. Além disso, o propósito é preparar os estudantes para o futuro no mercado de trabalho desde o ensino básico”, afirmou o prefeito Ricardo Mascarenhas, durante o evento de assinatura da licitação. Jornal da Chapada com informações de assessoria.