Três estudantes do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) em Jacobina, na Chapada Norte, garantiram medalhas de prata para a região na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia – GeoBrasil (OGB)/5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).
Com a equipe intitulada de ‘Calangos do Nordeste’, os formandos Marta Melo (mineração), Ciro Rodrigues e Alana Virgínia (ambos do curso de eletromecânica), sob a coordenação do docente Jorge Ney, foram os únicos de Jacobina a serem premiados na OGB.
Das 279 equipes inscritas, 42 conquistaram a prata. A OGB é uma iniciativa da Universidade Federal de Alfenas (MG) e é voltada para alunos regularmente matriculados em escolas públicas e/ou particulares de todo o Brasil, do 9º ano do fundamental ao ensino médio.
A OBG e OBCT aconteceram simultaneamente, sendo compostas por três fases: as duas primeiras no formato online, em âmbito estadual, consistindo em questões de múltipla escolha e tarefas; e a terceira presencial, composta por atividades teóricas e práticas, que contará com a participação de duas a três equipes melhores classificadas por estado.
Jornal da Chapada