Levantamento feito entre os 137 maiores perfis evangélicos pela Torabit, plataforma de monitoramento digital, a pedido do UOL, apontou: das dez hashtags mais populares entre eles, seis são de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apenas uma não tem relação com política.
O monitoramento, feito entre 25 de julho e 25 de agosto, apontou que influenciadores evangélicos têm maior presença política do que religiosa nas principais redes sociais no Brasil: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
A análise dividiu os perfis em quatro categorias: cantores, pastores, políticos e influenciadores e considerou 1.187.460 menções feitas por eles e sobre eles nas redes.
Veja abaixo as hashtags mais utilizadas por esses perfis:
#fechadocombolsonaro
#bolsonaroreeleito2022
#bolsonaroreeleitonoprimeiroturno
#b22
#fechadocombolsonaro2022
#deuspatriafamilialiberdade
#silasmalafaia
#direitaforte
#malacraianacadeia (em referência crítica ao pastor Silas Malafaia)
#forçaehonra
Nas quatro redes monitoradas, os perfis dos pastores são mais populares do que os perfis classificados como influenciadores. De todas as menções feitas pelos usuários das plataformas, 51,4% são referentes a pastores, 35,7% a políticos, 8,1% a cantores e 4,9% sobre influenciadores. Redação da Revista Fórum com informações do UOL.
Os 10 maiores perfis de influência evangélica (entre as quatro categorias) são:
– Antônio Júnior (classificado como pastor, escritor e influenciador);
– Silas Malafaia (pastor);
– Patrícia Bonissoni (pastora e política);
– R. R. Soares (pastor e influenciador);
– Pastor Henrique Vieira (político);
– Samuel Mariano (pastor, cantor e político);
– Hernandes Dias Lopes (pastor e escritor);
– Edir Macedo (influenciador);
– André Valadão (influenciador);
– Cláudio Duarte (pastor).