Três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) foram reconhecidas em sítio arqueológico de 2.100 anos, localizado no município chapadeiro de Morro do Chapéu, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), na última quinta-feira (22).
Em dezembro de 2021, a empresa ‘NM Navarro Mariano Patrimonial Ltda’ assinou Termo de Compromisso com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), junto à Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de âmbito Regional, com sede em Jacobina, e assumiu voluntariamente a obrigação de instituir as RPPNs.
Segundo o MP-BA, o sítio arqueológico foi qualificado por estudos como o mais relevante em pintura rupestre do estado. As pinturas, bem como o sítio arqueológico da Lagoa da Velha, a flora e a fauna locais serão preservadas com a criação das unidades de conservação.
As RPPNs serão instituídas na Fazenda Martin Afonso e denominadas Edna Maria Tourinho Navarro Sampaio, Edgard Sampaio Navarro e Lagoa da Velha. No total, serão mais de 619 hectares de áreas protegidas nas três RPPNs.
Jornal da Chapada