Três estudantes do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Seabra irão apresentar o projeto ‘Dispositivo de detecção de incêndios para áreas de preservação ambiental’ na maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, a ‘Mostratec’, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Raiane Brandão, Styves Miranda e Lauro Rodrigues estão empenhados em buscar meios de proteger o Parque Nacional da Chapada Diamantina dos recorrentes focos de incêndio. O dispositivo detecta o aumento crescente da concentração de monóxido de carbono (CO) no ar e, por meio de um mecanismo Wireless, notifica o órgão responsável pela fiscalização quanto a um possível evento.
A ideia de elaborar um dispositivo autossustentável, por meio do uso de placa solar e bateria de lítio para fazê-lo funcionar dia e noite, de detecção precoce de incêndios, tem sido bem vista e incentivada. Em março deste ano, a equipe ganhou destaque na FEBRACE 2022 ao conquistar prêmio da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Esse dispositivo serve para monitorar áreas de preservação ambiental e foi testado no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
“Trata-se de um processo inovador adotado através de um sistema de informação associado à prototipagem eletrônica de hardware livre com finalidade de melhorar o monitoramento e agilizar o combate de incêndios. Entre os resultados, destaca-se a iniciativa de criar meios de maior controle sobre os incêndios das áreas de preservação ambiental, buscando evitar grandes perdas na natureza, bem como evidenciou-se à comunidade iniciativas de prevenção e combate a incêndios”, relata organizadores.
Vakinha
Para os estudantes participarem da Mostratec e chamar a atenção dos órgãos competentes foi criada uma ‘vakinha’ para contribuir com o orçamento da viagem e do projeto (clique aqui para contribuir).
Jornal da Chapada