Está com dúvidas e quer saber se o seu celular foi clonado? Essa não é uma tarefa muito difícil, pois uma vez que você tenha sido clonado, provavelmente pouco tempo depois os bandidos entraram em ação.
Então você e seus contatos saberão, pois provavelmente sua conta irá deslogar do seu celular e os seus amigos começarão a receber mensagens em seu nome solicitando dinheiro.
Os crimes virtuais vem crescendo de forma absurda, por isso é importante se manter atento. Falaremos um pouco mais sobre esse assunto abaixo. Então continue lendo.
Como saber se o seu celular foi clonado?
Os bandidos não precisam mais roubar o seu celular para ter acesso a seus aplicativos e contas. Isso porque eles usam uma ferramenta chamada de SIM Swap, que permite trocar o seu chip pelo deles.
Assim, eles conseguem ter acesso ao seu número e entram em contato com a operadora se passando por você e dizendo que seu aparelho foi roubado ou perdido. Dessa forma, solicitam a transferência do número para um novo chip.
Dessa forma, após a operadora ter mudado, eles começam a receber mensagens e ligações da vítima, ao mesmo tempo que a vítima perde o acesso ao seu chip.
Então, para que você saiba se seu WhatsApp foi clonado, existem algumas formas.
1. Sinal do chip
Grande parte das vezes os golpistas fazem esse método no qual trocam o seu chip por outro através da operadora. Dessa forma, o chip principal acaba sendo invalidado.
Quando isso acontece, a pessoa acaba perdendo o sinal do chip. Então se você notar que por muito tempo o seu celular está sem sinal, não pense que é algum problema da operadora. Provavelmente seu chip foi clonado para aplicação de golpes em seus contatos.
2. Ligue para operadora
Visto que esse tipo de situação aconteceu, entre em contato com a operadora para saber mais informações e se alguém fez alguma solicitação em seu número para que ele tenha sido cancelado. Se for confirmado, então já comece a tomar providências para não ser lesado.
3. Avise os contatos
Se você acha que foi clonada, então comece a alertar seus contatos para possíveis trocas de mensagem em seu nome pedindo dinheiro. Alerte-os para qualquer tipo de movimentação fora do comum.
Assim, as chances de golpes ocorrerem são menores. Tome providências com a segurança de suas redes sociais também. Isso porque na maior parte das vezes colocamos nosso número como uma forma de recuperação de senha.
Com os bandidos tendo acesso a esse tipo de informação, podem acabar tentando entrar em suas redes sociais e até tentaram entrar pelo seu app do banco para roubar sua conta.
Por isso, desvincule tudo o que tiver seu número envolvido para garantir que você tenha uma segurança maior.
4. Verifique seu celular
Confira se todos os aplicativos que estão em seu celular foram instalados por você e se existe alguma coisa de diferente que você não lembre de ter adicionado.
Verifique seu uso de dados e seu plano de internet. Fique atento a sua linha telefônica e observe se o sinal está sendo cortado muitas vezes ou se contém chiados nas ligações.
Toda medida é fundamental para se prevenir contra os ladrões terem acesso a mais coisas além de apenas seu número. Se você constatou que realmente foi clonado, então siga as seguintes instruções:
● Desvincule seu numero das redes sociais e de aplicativos de banco;
● Avise o banco sobre possíveis tentativas de golpes para que não efetuem nenhum tipo de empréstimo;
● Faça o registro do boletim de ocorrência para que a polícia se atente a isso;
● Entre em contato com a operadora e explique o que aconteceu para que bloqueiem o número e impeçam de usá-lo.
Use também antivírus para prevenir que eles tenham conseguido acessar seu celular, e não responde nenhuma informação sem que você tenha certeza absoluta com quem você esteja falando.
Por fim, vimos aqui como evitar e saber se o seu celular ou WhatsApp foi clonado e quais providências tomar a partir dessa informação coletada. Os golpes estão cada vez mais frequentes e é preciso vigiar para que você não seja a próxima vítima.
Então desconfie de coisas que fogem um pouco da normalidade para que você possa tomar atitudes rápidas quanto a isso. Infelizmente não estamos seguros dentro de nossas casas e muito menos virtualmente.
Por isso todo cuidado é pouco e saber esse tipo de informação ajuda bastante para que se possa manter em alerta e cauteloso. Compartilhe então este conteúdo com mais pessoas e deixe aqui seu comentário ou sua dúvida a respeito do conteúdo. Com informações de assessoria.