O produtor Silvaldo Silva Luz, de Ibicoara, na Chapada Diamantina, ficou em segundo lugar na competição ‘Melhor Café Torrado para expresso’, com o café canjerana. A premiação aconteceu no evento ‘Rio Coffee Nation’, entre o último sábado (15) e domingo (16), na ‘Casa França Brasil’, no Rio de Janeiro.
A conquista foi consequência de uma série de mudanças realizadas pelo produtor. Ele mudou as práticas de produção e investiu em equipamentos de torra após consultorias especializadas oferecidas pelo Sebrae. O evento é um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil, com o objetivo de divulgar a produção feita no país.
“Com a orientação do consultor, comprei uma máquina para torrar o meu café e, com isso, melhorei a qualidade do meu produto, e consegui agregar mais valor na torrefação”, explicou o produtor.
O café produzido na Chapada Diamantina já virou case de sucesso em vários eventos, festivais, concursos nacionais e internacionais, além de estar entre os melhores do mundo.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae em Seabra, Márcia Souza, essa conquista é resultado da soma de esforços do produtor e do Sebrae, através do apoio técnico ao pequeno produtor. Além disso, de acordo com ela, o próximo passo de Silvaldo é adequar a marca, rótulos e embalagens através das consultorias Sebraetec.
Jornal da Chapada