Com diversos atrativos naturais, seja para manter uma apreciação das maravilhas da natureza, ou para se aventurar em destinos de aventura, a Chapada Diamantina está entre os lugares mais fascinantes do país, com uma rica diversidade ecológica.
O território local, compreendido como um parque nacional ecológico, é repleto de serras, grutas, cânions, cachoeiras e grandes salões subterrâneos. O principal acesso é Lençóis, que é vista como a cidade base para chegar à região, seja por veículos terrestres ou aéreo.
Para marcar uma visita à Chapada Diamantina, é preciso estar atendo a previsão do tempo e melhor época para estar no local. Na região, a época seca vai do mês de maio até o mês de setembro. Já em outubro, a chuva começa a dar sinais. A temporada de grande quantidade de água ocorre entre novembro e abril.
Os agentes de turismo costumam recomendar que, diante da quantidade expressiva de opções de atrativos, o visitante faça uma análise e lista de pontos turísticos que não querem deixar de conhecer, além disso, que opte por ter sempre um guia em razão das dificuldades intermediárias de alguns passeios.
Dentre os pontos turísticos mais recomendados estão o Morro do Pai Inácio, que tem todo o esforço da sua subida íngreme recompensado pela vista local. A Cachoeira do Buracão também é bem procurada, pela sua queda d’água de mais de 85 metros.
O Vale do Pati e o Vale do Capão estão entre os atrativos com variedades. Um outro passeio também recompensador é o Poço Azul, uma gruta que recebe um efeito de luz e deixa todo o ambiente com uma cor maravilhosa para fotos e experiências. Jornal da Chapada com informações de Astrala Assessoria.