Agricultores denunciam que evento organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar-BA), no qual seriam discutidos os resultados e perspectivas para o semiárido, foi transformado em palanque partidário para o presidente Jair Bolsonaro (PL), na última quinta-feira (20), no município chapadeiro de Irecê.
Na ocasião, o evento contou com a participação do ministro Marcos Montes, da Agricultura, e o ex-ministro e ex-candidato ao Governo da Bahia, João Roma (PL). Cerca de 500 pessoas da região estiveram presentes no evento.
“Foi algo completamente diferente do que costumamos fazer. Pediram pra gente mobilizar os agricultores, que falariam dos indicadores da agricultura familiar no território e da parte exitosa dos projetos, mas o rumo foi desviado para a política. Fizeram a defesa de que não deveríamos trocar o atual presidente”, diz um dos agricultores que não quis se identificar ao site ‘Política Livre’.
Os agricultores ainda afirmam que foi feita uma grande mobilização para reunir o maior número de profissionais, mas que eles se sentiram enganados. Quem também criticou o evento foi o deputado estadual Jacó (PT): “Lamentável uma instituição como o Senar, que faz parte do sistema Faeb, entrar de cabeça na campanha pró-Bolsonaro, criando esse palanque eleitoral”. Jornal da Chapada com informações de Política Livre.