A equipe multidisciplinar do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT) repete, até o dia 28 de outubro, a saga dos desbravadores que descortinaram uma das regiões mais ricas do Brasil, em uma verdadeira incursão pelos encantos e recantos da Chapada Diamantina. Só que desta vez, a missão é bem mais nobre do que simplesmente garimpar ouro e diamantes. O objetivo é resgatar valores e fazer brotar nas mentes e corações o mais valioso dos tesouros: a humanidade banhada com quilates de empatia e solidariedade.
O objetivo da “Caravana da Diversidade”, capitaneada pela coordenação do CPDD-LGBT com a participação de pedagogas e advogadas, é fortalecer a articulação com as prefeituras da região, em especial com as secretarias municipais de educação, saúde e segurança pública, no sentido de instrumentalizar os profissionais para o atendimento à população LGBTQIAPN+.
“Essas articulações são de extrema importância, uma vez que fomentam a formação de uma rede de proteção e solidariedade à população LGBGTQIAPN+, ao mesmo tempo em que provocam os gestores para a efetivação de políticas públicas que garantam o pleno direito à cidadania”, sentencia Renildo Barbosa.
O roteiro pela Chapada Diamantina começou pelo município de Andaraí e prossegue por Itaetê, Igatu, Lençóis, Palmeiras, Seabra, passa pelo Vale do Capão, se estende até Tanquinho e termina em Souto Soares. A equipe do CPDD, além dos eventos didático pedagógicos, também já confirmou presença em atividades culturais, com a Parada LGBTQIAPN+, dia 22 de outubro, e o Bingo Solidário, ambos em Andaraí. As informações são de assessoria.