Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Corrida de Montanha retorna para Igatu em 2023 com trail run desafiadora

A expectativa da organização é reunir 300 atletas de todo Brasil na competição | FOTO: Dmitri de Igatu |

Quem gosta de superar desafios e limites correndo por paisagens incríveis compostas por rios, cachoeiras, vales e muitas montanhas, não perde por esperar a Corrida de Montanha Chapada Diamantina 2023 que acontecerá em Igatu, no município chapadeiro de Andaraí, nos dias 17 e 18 de março de 2023. Com percursos de 7k, 13k, 21k e 43k as inscrições para prova já estão abertas no site www.corridademontanhachapada.com.br.

Em sua 10ª edição, a Corrida de Montanha Chapada Diamantina retorna para Igatu, onde nasceu a famosa e histórica vila de pedra. A expectativa da organização é reunir 300 atletas de todo Brasil na competição que faz parte do Circuito Corridas de Montanha que acontece em todo o país sempre em locais fantásticos para prática de trail run, reunindo beleza natural com muito desafio técnico e de resistência para os corredores e corredoras.

Diretor da prova, Weliton Camandaroba afirma que muitas novidades estão por vir nesta 10ª edição. “Quem já correu em Igatu conhece a magia desse lugar. Sem sombra de dúvidas é uma das provas de trail run mais bonita e desafiadora do Brasil. Sem falar que a vila de Igatu encanta a todos que aqui chegam. A Corrida de Montanha Chapada Diamantina vai além de uma corrida de trilha. E a 10ª edição terá muitas novidades desde o percurso à estrutura da prova e atrações na cidade”, afirma.

Conheça Igatu, a cidade de pedra
Com seis cachoeiras ao seu redor e muitos rios e lagos, o distrito de Igatu faz parte da cidade de Andaraí, e está situado no ponto alto de uma montanha rochosa com destaque para toda magia do Vale do Rio Paraguaçu.

Igatu é famosa pelas ruínas das casas de pedras que foram habitadas por milhares de garimpeiros no auge do garimpo na região da Chapada Diamantina no século 19 quando chegou a ter 10 mil habitantes ávidos por diamantes. De acordo o censo realizado pelo professor aposentado e único agente recenseador na ativa em terras brasileiras, Amarildo dos Santos, 57, morador de Igatu, a vila contém atualmente cerca de 500 habitantes.

Igatu é famosa pelas ruínas das casas de pedras que foram habitadas por milhares de garimpeiros no século 19 | FOTO: Dmitri de Igatu |

Além de toda beleza natural que cerca Igatu, com trilhas que levam para vales, rios, cachoeiras e lagos incríveis, o distrito de pedra é repleto de charme e hospitalidade. Com ruas tranquilas, de onde é possível ter visão privilegiada para o Vale do Rio Paraguaçu, Igatu chama a atenção pela hospitalidade de suas pousadas e culinária que cativa a todos os visitantes. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile