Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: PSD sai na frente com prefeito apoiado por Rui Costa e Jerônimo na disputa pela presidência da UPB

Quinho também foi um dos prefeitos que mais se empenhou para eleger Jerônimo | FOTO: Divulgação |

A corrida pela União dos Municípios da Bahia (UPB) está aquecida e já tem um favorito: nos bastidores, Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo, já está na frente na bolsa de apostas. Ele já conta com o apoio de Rui Costa (PT) e do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). Contudo, a base aliada não está satisfeita e tenta reverter o favoritismo do PSD no pleito.

O gestor foi o coordenador da campanha de Jerônimo no Sudoeste, região de Vitória da Conquista, e esteve em Ondina no jantar com prefeitos na semana passada. Antes disso, teve reuniões na Governadoria.

Quinho também foi um dos prefeitos que mais se empenhou para eleger Jerônimo, segundo interlocutores do Palácio de Ondina. Lá na região de Vitória da Conquista, por exemplo, ele se colocou desde a pré-campanha contra a influência de Sheila Lemos e conseguiu comandar os 18 prefeitos (de 21) que apoiavam Jerônimo.

O prefeito José Moreira de Carvalho Neto, conhecido popularmente por Moreirinha, de Itapicuru, por sua vez, também foi outro nome a entrar na corrida pela União dos Municípios da Bahia.

Moreirinha é outro filiado ao PSD, liderado pelo senador Otto Alencar, partido que deve ficar com a vaga. Ele foi eleito em 2020 com 61,73% dos votos válidos.

Nos bastidores, ele vem argumentando que foi forte apoiador de Rui Costa ao cargo de deputado federal nos anos 2000 e ao Governo da Bahia, em 2014. Ele também garante que trouxe 11.733 votos para Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB), em Itapicuru (68,51% do total da cidade).

Vale lembrar que o prefeito de Serrinha, Adriano Lima, do PP, também está forte na disputa. Contudo, na Governadoria, poucos acreditam que ele vença. No primeiro turno, inclusive, Lima nem estava com Jerônimo.

Atualmente, a UPB é comandada pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). O gestor tornou-se um grande rival de Rui Costa na campanha após ter deixado a base do PT e migrado para o grupo do candidato ACM Neto (União Brasil). Nos bastidores, a informação que circula é que Cocá até tentou voltar para a antiga base no segundo turno, mas Rui impediu.

Outros nomes que estão em campanha, com menos força, são Wilson Cardoso (PSB), de Andaraí; Julio Pinheiro (PT), de Amargosa; Cacá (PT), de Miguel Calmon. A eleição ocorre no final de janeiro.

Sair da versão mobile