Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: China usa dados de aparelhos celulares para rastrear manifestantes contrários às restrições contra covid-19

Chineses protestam contra política de Covid Zero adotada pelo regime comunista | FOTO: Reprodução |

As autoridades chinesas estão usando dados de celulares para rastrear as pessoas que protestaram contra as rígidas restrições do governo à covid em Pequim, segundo a gravação de um telefonema entre um manifestante e a polícia divulgada pela emissora CNN.

Centenas de manifestantes se reuniram ao longo do rio Liangma, em Pequim, na noite de domingo (27), pedindo o fim dos testes e bloqueios da Covid. Alguns também condenaram a censura da ditadura de Xi Jinping e pediram maiores liberdades políticas.

De acordo com o manifestante, ele recebeu um telefonema de um policial na quarta-feira (30), que revelou que o contato foi rastreado porque o sinal de seu celular foi gravado nas proximidades do local do protesto. Segundo uma gravação da conversa telefônica ouvida pela CNN, o manifestante foi questionado se ele estava próximo ao rio Liangma na noite de domingo. Ao negar, o policial teria perguntado: “Então por que o número do seu celular apareceu aqui?”.

O manifestante também foi instruído a se apresentar a uma delegacia de polícia para interrogatório e assinar um registro por escrito. Com informações da Gazeta do Povo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas