No município de Saúde, na Chapada norte, 491 pessoas da comunidade rural ‘Paulista’ comemoram a chegada da água em suas casas com a implantação do Sistema de Abastecimento de Água. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com investimento da ordem de R$ 237,3 mil.
Nelson Catuaba é um dos beneficiários e foi um dos primeiros operadores do sistema. “O Bahia Produtiva reformou a casa de tratamento de água. A água não chegava para o pessoal que mora na parte mais alta, mas depois da reforma a água chega em todas as partes. Ter água na torneira para tomar banho, lavar coisas, é benção na nossa vida”.
Na comunidade, também foram construídos oito módulos sanitários domiciliares compostos por um banheiro completo com chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água e sistema de tratamento de esgoto sanitário, dotado de fossa séptica, com a disposição adequada dos efluentes ao sistema individual.
As ações são realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). A Central de Associações Comunitárias de Jacobina é a responsável pela manutenção e operação do sistema, a partir de uma estratégia de gestão associativa de baixo custo e de manutenção simplificada, com coparticipação das comunidades locais.
Nessa estratégia, a manutenção dos sistemas e o tratamento da água são feitos pelos operadores locais escolhidos pelas Associações Comunitárias, que são treinados e orientados pelas Centrais para a prestação desses serviços. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.