• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Brasil: Valmir Assunção e Edegar Pretto disputam indicação para liderar Ministério da Agricultura Familiar durante o governo Lula

O presidente eleito pretende rever o modelo em vigor na gestão Bolsonaro de reunir na mesma pasta o agronegócio e a agricultura familiar.

Estagiário 1 por Estagiário 1
19 dezembro 2022 - 00h00
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal, Top
0
#Brasil: Valmir Assunção e Edegar Pretto disputam indicação para liderar Ministério da Agricultura Familiar durante o governo Lula

O deputado federal reeleito Valmir Assunção (BA) e o deputado estadual Edegar Pretto (RS) | FOTO: Montagem do JC |

Dois nomes despontam na corrida interna do PT pela indicação do ministro que cuidará da Agricultura Familiar no novo governo Lula: o deputado federal reeleito Valmir Assunção (BA) e o deputado estadual Edegar Pretto (RS).

Lula pretende rever o modelo em vigor na gestão Bolsonaro de reunir no mesmo ministério o agronegócio e a agricultura familiar.

Assim, Lula deve recriar uma pasta que tratará da agricultura família, função que nos governos petistas cabia ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na transição, o grupo temático da área sugeriu que a pasta seja chamada de Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável.

Os movimentos sociais ligados ao campo levaram a Lula e equipe o desejo de que o ministro seja do Nordeste.

O nome preferencial do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é Valmir Assunção. O deputado é ligado ao MST e foi secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia.

Uma alternativa do MST a um eventual veto a Assunção, diante do espaço que a Bahia já garantiu no governo (Casa Civil e Cultura), é a ex-presidente da Caixa Econômica Federal Maria Fernanda Coelho, natural de Pernambuco. Ela trabalhou no antigo MDA.

Já campanha a favor de Pretto destaca que ele é um dos principais nomes que PT aposta para renovar seu quadro de lideranças no Rio Grande do Sul. Pretto ficará sem mandato em 2023, pois ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo gaúcho e quase tirou o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) do segundo turno. O desempenho surpreendeu o próprio PT.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Pretto também tem histórico de relação com a agricultura familiar. Ele é filho do ex-deputado Adão Pretto (PT-RS), um dos líderes dos primórdios do MST.

Ao longo dos governos petistas, o MDA foi reduto da Democracia Socialista (DS), uma das correntes que formam o PT e com forte presença sulista. A pasta teve histórico de ministros gaúchos: Miguel Rossetto, Guilherme Cassel e Pepe Vargas. As informações são do g1.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Voo inaugural de Lençóis para Minas Gerais abre nova rota aérea para chegar à região chapadeira

Próximo Post

#Bahia: Partidos aliados afirmam aguardar conversas com Jerônimo sobre secretariado; veja lista de possíveis nomes

Próximo Post
#Eleições2022: Jerônimo repudia ataque à liberdade de expressão na Universidade Estadual de Feira de Santana

#Bahia: Partidos aliados afirmam aguardar conversas com Jerônimo sobre secretariado; veja lista de possíveis nomes

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.