Durante o ato de diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizado nesta sexta-feira (16), o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) aos jornalistas presentes que esse momento é de “consolidação que certifica o processo eleitoral” e exaltou a confiança no sistema eleitoral.
“Nós entendemos que concorremos a uma eleição, um ciclo que consolida a confiança de um sistema eleitoral brasileiro, dizendo a sociedade brasileira e a sociedade baiana que o TRE certifica o processo eleitoral, que naturalmente acontece com os eleitos e as eleitas a diplomação. Esse momento é justamente o coroamento que fecha o processo eleitoral e abre para nós daqui a alguns dias o momento da posse para que no dia primeiro assumir nosso lugar”, disse.
Ainda em seu discurso para a imprensa, Jerônimo frisou que vaia anunciar na próxima segunda-feira (19) alguns dos nomes do seu secretariado e que já há algumas ações previstas para o 1º dia de posse.
“Nesse final de semana nós estaremos sábado e domingo sem hora de terminar. Nós faremos um trabalho da comissão de transição para que a gente possa fazer duas ações: a 1ª eu fecharei com os partidos políticos os últimos nomes que a gente precisa confirmar, até porque os partidos precisarão retomar ao diálogo para que a gente possa ter a confiança de que os nomes que virão assam pelos partidos, passam pelos presidentes e nós queremos fortalecer os partidos políticos. Então esse final de semana eu concluirei já uma etapa desse diálogo com os partidos políticos”, pontuou.
Além disso, ele disse ainda que também nesse final de semana vai trabalhar para fechar um plano de trabalho que traduzirá quais serão as ações durante todo o ano de 2023. “Vocês bem sabem, o orçamento que nós vamos gerenciar no ano de 2023 é um orçamento apresentado na assembleia pelo governador Rui Costa, portanto tava no PGP do governador Rui Costa. E eu espero também que entre segunda-feira e sexta, a gente já passe a apresentar algumas ações concretas na área de Segurança Pública, Educação, Saúde, Infraestrutura, meio ambiente, cultura, turismo… então nós teremos um plano que apresentaremos ao povo da Bahia. Não só os 100 primeiros dias que vocês pedem, mas os seis meses e durante todo o ano”. Com informações do Bahia.ba.