A Lavagem do Bonfim será retomada em 2023, após dois anos sem os festejos de rua, por causa da pandemia da covid-19. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21), pela Arquidiocese de Salvador A programação da maior festa popular religiosa de Salvador começa no dia 5 de janeiro, e encerra no dia 15 do mesmo mês.
Secular, a festa ao Senhor do Bonfim tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, de onde partem as imagens da imaculada e de Jesus Cristo, para o tradicional cortejo de oito quilômetros.
A procissão segue em direção pelas ruas da Cidade Baixa, até chegar à Colina Sagrada, onde fica a basílica. O cortejo e a lavagem mobilizam milhares de fiéis, simpatizantes e turistas. A programação inicia com o novenário, no dia 5.
“A novena acontecerá de 5 a 14 de janeiro, sempre às 19h. A novena é animada pelo coro e orquestra da nossa Basílica, com uma novidade: no momento em que soar a Ave-Maria, nós iremos trazer sempre o cantor, um grupo, um artista, que vai entoar o hino ao Senhor do Bonfim”.
O hino, inclusive, completa 100 anos em 2023. A imagem peregrina do Senhor do Bonfim será levada para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em procissão marítima, que poderá ser acompanhada pelos fiéis.
“As embarcações poderão ser acompanhadas por aqueles que quiserem. Nós iremos colocar duas lanchas, com a capacidade de aproximadamente 300 pessoas. Iremos cobrar uma taxa. Será servido um café e, provavelmente, em cada lancha será celebrada uma missa por que nós queremos dar a essa procissão marítima, do translado da imagem, uma característica muito ‘orante’ muito espiritual”.
“A nossa expectativa é de que tenha muita gente. Com certeza o povo está ansioso, com desejos inclusive de agradecer. Agradecer ao Senhor do Bonfim e pedir a sua proteção, para que a pandemia seja contida”. Depois da lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até as 18h. Com informações do g1 Bahia.