Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Noite de Natal com muita chuva na região chapadeira; vídeos mostram pontos turísticos cheios

Muita chuva na Chapada Diamantina deixou pontos turísticos exuberantes | FOTO: Montagem do JC |

Foi um sábado (24) de muita chuva na Chapada Diamantina sem trégua para a celebração de Natal. Cidades da região registraram pancadas de chuvas fortes e ventos durante todo o dia e madrugada de domingo (25). Diferentes trechos de cidades ficaram alagados e dificultaram a locomoção, mas também deixou os pontos turísticos com visuais surpreendentes.

Em Morro do Chapéu, por exemplo, um internauta filmou as forças das águas do Rio Ferro Doido, que forma a Cachoeira de mesmo nome, um dos pontos mais visitados do município. A força da água surpreende. “Estou aqui na ponte do Rio Ferro Doido. Volume de água extremamente forte. Muita água no rio. Isso porque estou na ponta, vou mostrar lá em cima. Água muito forte na ponte”, aponta internauta.

Em Andaraí, a Cachoeira do Donana, no Rio Paraguaçu, também foi flagrada com grande volume de água após as fortes chuvas na região. O local é um dos pontos turísticos também mais visitados por ser de fácil acesso, mas com a força da água está impossível de tomar banho. “Fica o registro fotográfico mesmo, o local fica com a correnteza muito forte. O rio está no volume máximo”, aponta guia da região.

Já em Livramento de Nossa Senhora, no sopé da região chapadeira, a Cachoeira Véu de Noiva aparece cheia e com um visual impressionante. Da pista é possível avistar a queda d’água, que tem 80 metros de altura e quatro saltos em sequência. “O atrativos natural é uma ótima escolha para quem busca tranquilidade e contato direto com a natureza”, aponta perfil regional sobre a Chapada Diamantina.

A Barragem do França, entre os municípios de Miguel Calmon e Piritiba sangrou neste domingo. E a previsão é de mais chuvas paea a região chapadeira. Os municípios com possibilidade de chuva listados pelo Inmet são: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Ituaçu, Iuiu, Lajedinho, Lençóis, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Piatã, Piritiba, Ponto Novo, Rio de Contas, Ruy Barbosa, Seabra, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Umburanas, Utinga, Wagner e Xique-Xique.

A Bahia tem, até este sábado (24), 174.074 pessoas pessoas atingidas pelas chuvas registradas em algumas regiões do estado, de acordo com a informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Além disso, 1.710 pessoas estão desabrigadas, 14.262 desalojados e 158.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

O número de feridos segue em sete pessoas. A única morte registrada em decorrência da chuva no estado foi em 5 de dezembro. Os dados divulgados nesta sexta correspondem às ocorrências registradas em 90 municípios afetados. Desse total, 68 estão com decreto de situação de emergência.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas