Ampliação de políticas públicas para conter o genocídio do povo negro e desmontar o racismo estrutural na Bahia. Esses foram os pedidos do vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) ao novo secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado Felipe Freitas. O jovem militante do movimento negro assumiu a pasta do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) nesta terça-feira (10) e já tem ações engatilhadas para acesso à justiça e erradicação da violência institucional. Segundo Suíca, Felipe também vai abraçar as comunidades tradicionais e as minorias sociais.
“Felipe está preparado e debatemos a ampliar dessas ações contra o extermínio do povo negro e por mais políticas que ajudem a desmontar esse racismo estrutural em nosso estado. Participei da transmissão de seu cargo em Salvador e conversamos sobre conjuntura política, econômica e social. A democracia não vai recuar e vamos dar acesso ao povo pobre e aos movimentos sociais e sindicais e à comunidade LGBTQIA+. E a Bahia está pronta para reforçar a Federação no que for preciso”, sintetiza o vereador Suíca.
No mesmo ato, o petista soteropolitano se encontrou com o escritor Breno Valadares, autor do livro ‘Xadrez de Lula’, onde debateu sobre a atual conjuntura política. “Sabemos que o presidente Lula terá papel fundamental nessa união dos Poderes com decisões firmes para manter o estado democrático de direito inabalado. Não vamos abaixar a cabeça para os atos terroristas, os envolvidos serão devidamente punidos e os financiadores também, tudo dentro do rigor da lei. Estamos nos recompondo”, descreve Suíca. As informações são de assessoria.