Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Saúde mental é tema de campanha nas UBS de Itaberaba neste mês de janeiro

É de suma importância dar valor às condições psicológicas da mesma forma que as físicas para que o equilíbrio no dia a dia seja alcançado | FOTO: Arquivo/Ilustração |

A prefeitura do município chapadeiro de Itaberaba, através da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira (10) as ações do ‘Janeiro Branco’, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. E a programação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (UBS) como forma de promover a reflexão e ajudar a conscientizar sobre a importância do tema. Combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar especialistas no assunto são alguns dos objetivos estabelecidos pelos profissionais da saúde mental do município.

A psicóloga Jaiane Oliveira que é coordenadora do ambulatório psicossocial Diodato Francisco, destaca a importância de iniciar o ano falando sobre o assunto. “A campanha acontece em janeiro porque é o início do ano, um período ideal para despertar novos pensamentos e novas ideias e nós queremos que esse espírito de mudança seja compartilhado por todos, é uma oportunidade de dialogar com as pessoas sobre a importância da saúde mental”, declarou Jaiane.

Sobre os objetivos do ‘Janeiro Branco’, a psicóloga afirma que a expectativa é aproximar pessoas em prol do cuidado da saúde mental e continuar quebrando tabus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

É de suma importância dar valor às condições psicológicas da mesma forma que as físicas para que o equilíbrio no dia a dia seja alcançado. A campanha tem a cor branca por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais é possível sonhar e concretizar.

Em Itaberaba, o ambulatório psicossocial, o CAPS e os postos de saúde oferecem ajuda a quem precisa. O CAPS também acolhe pessoas que apresentam transtornos mentais, estimulando a integração social e familiar. O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional de forma gratuita e faz parte da rede de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado a todos. Com informações de assessoria.

Confira os locais onde as atividades foram e serão realizadas:
10/01 UBS Caititu
11/01 UBS Centro
12/01 UBS Urbis
16/01 CEO/CER
17/01 UBS Barro Vermelho
18/01 UBS São João
19/01 UBS Jardim das Palmeiras
24/01 UBS Batalhão
25/01 UBS Concic
26/01 UBS Alberto Casali
28/01 Dia D na Praça JJ Seabra
31/01 UBS RM / UBS Oriente

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas