O Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, denunciou, na última segunda-feira (23), um homem no município de Poções em razão dele ter praticado atos de abuso e maus-tratos contra uma cadela em novembro de 2022, na cidade.
Conforme consta na denúncia, no dia 5 de novembro de 2022, uma mulher passeava com sua cadela na Travessa Capitão Justino, em Poções, quando o animal escapou da coleira e correu latindo em direção às galinhas que lá se encontravam.
Naquele momento, o denunciado disparou arma de fogo contra a cadela, causando ferimentos e intenso sofrimento físico ao animal. O disparo causou cerca de 49 ferimentos, que foram decorrentes de projéteis conhecidos como “chumbinho”.
O homem foi denunciado pelo MP por cometer por duas vezes o crime tipificado no artigo 32 da Lei no 9.605/1998, ao praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A cadela foi levada ao hospital veterinário, onde recebeu atendimento e conseguiu sobreviver.