Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradora de Bonito protesta contra a falta de anestesistas no Hospital Roberto Santos em Salvador

Grupo se reúne com abaixo-assinado contando com mais de 40 assinaturas, que será enviado à diretoria do hospital | FOTO: Montagem JC |

Moradora do município de Bonito, na Chapada Diamantina, a lavradora Mônica Miranda, de 25 anos, está há quase sete meses em Salvador em busca de tratamento para um tumor cerebral que acomete seu filho, Heitor, de apenas 4 anos. A primeira cirurgia para a retirada do tumor foi realizada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em julho, e o menino foi transferido para o Hospital Aristides Maltez, onde daria continuidade ao procedimento, o que não ocorreu.

“Então, o tumor voltou, e ele foi transferido pra cá [Roberto Santos], de urgência, no dia 6 desse mês. […] Eles marcaram a cirurgia pra sexta-feira [20]. Ele ficou de dieta praticamente o dia todo, e eles só chegaram pra mim e falaram que não deu pra fazer”, contou Mônica, que disse ter sido informada de que uma nova tentativa de marcação será feita nesta semana. “Os filhos da gente ficam como cobaia. Meu filho tá começando a ficar com dificuldade de andar e não tá conseguindo sentar”, declarou a mãe de Heitor, indignada.

Um grupo de familiares de pessoas internadas no Roberto Santos se reuniu em frente à unidade de saúde durante a manhã desta segunda-feira (23), para protestar contra a falta de anestesistas. Maior hospital público da Bahia em atendimento de média e alta complexidade, o HGRS sofreu, em dezembro, uma redução de 50% no quadro de residentes em anestesiologia, quatro dias após a denúncia ao CORREIO por funcionários do próprio hospital.

Abaixo-assinado
Um abaixo-assinado que já conta com mais de 40 assinaturas será entregue, pelo grupo, à diretoria do hospital. Por meio do documento, é solicitada “a regularização das cirurgias de cálculo renal e outros procedimentos que não estão ocorrendo por falta de anestesista”. Em nota, o Hospital Geral Roberto Santos afirmou “no Diário Oficial de 15 de dezembro de 2022, foi publicada uma portaria que atualiza a remuneração dos anestesiologistas” e que foi aberto credenciamento para novos profissionais. “Dessa forma, a Sesab está trabalhando para ampliar o número de anestesiologistas”. Jornal da Chapada com informações do Jornal Floripa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas