• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Assessoria

#Bahia: Espécie ameaçada é reintroduzida em reserva ambiental no interior do estado

O ouriço-preto e outros 22 animais passaram a ter a RPPN Lontra, pertencente à Bracelll, como novo lar nesta sexta-feira (27).

Estagiário 1 por Estagiário 1
30 janeiro 2023 - 08h10
no Cidades, Curiosidades, Esportes, Menu Principal, Top
0
#Bahia: Espécie ameaçada é reintroduzida em reserva ambiental no interior do estado

Ouriço-preto | FOTO: Acervo Bracell |

Ameaçado de extinção, um ouriço-preto, conhecido pelo nome científico de Chaetomys subspinosus, passou a ter a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, pertencente à Bracell na Bahia, como novo lar nesta sexta-feira (27). Ele foi solto juntamente com outros 22 animais, de diferentes espécies, resgatados e tratados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, que é vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Dentre os mamíferos, répteis e aves que ganharam a liberdade hoje na reserva, que fica entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, estão nove sariguê-orelhas-pretas, quatro jiboias, duas corujas-suindaras, dois tamanduás-mirins, dois tatu-galinhas, além de duas serpentes de importância médica (uma coral-verdadeira e uma cipó-verde) e um socozinho. A soltura desses animais foi acompanhada de profissionais do Cetas e também da Bracell, como o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da empresa.

Ele destaca que a RPPN Lontra é uma das principais áreas de conservação de Mata Atlântica do Litoral Norte da Bahia, com 1.377 hectares de vegetação nativa, e que abriga uma ampla diversidade de espécies da fauna e flora, o que torna o local ideal para a reintegração desses animais. Além disso, o especialista pontua que o espaço é certificado como uma área de soltura de animais silvestres (Asas) e como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica de propriedade de uma empresa reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Pelas características ambientais, aspectos de segurança da RPPN Lontra, podemos receber espécies ameaçadas como o Chaetomys subspinosus. Endêmico da Mata Atlântica, o ouriço-preto se encontra no Plano Nacional de Espécies Ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo sua principal ameaça a perda de habitat ocorrida no bioma”, salienta Macedo, acrescentando que na próxima terça, 31, será celebrado o Dia Nacional das RPPNs, uma data que destaca a importância desses espaços de conservação.

O biólogo informa ainda que, além da Lontra, a Bracell possui mais três RPPNs na Bahia: a Japurá e a Falcão, no município de Esplanada, e a Pedra de São José, em Mata de São João. Além disso, a empresa tem outras duas áreas certificadas como Asas. São elas: a Fazenda Reunidas Marcanair, em Jandaíra, e a Fazenda Cachoeira, em Entre Rios.

Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações industriais no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações.

Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Esportes: TVE transmite o primeiro BaVi do ano neste domingo; jogo mais esperado pelas torcidas

Próximo Post

#Chapada: Prefeito de Piatã realiza vistoria em ruas e estradas danificadas por fortes chuvas

Próximo Post
#Chapada: Prefeito de Piatã realiza vistoria em ruas e estradas danificadas por fortes chuvas

#Chapada: Prefeito de Piatã realiza vistoria em ruas e estradas danificadas por fortes chuvas

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.