Rio de Contas, na Chapada Diamantina, começou a divulgar as atrações que vão marcar presença no carnaval de rua do município, que volta a acontecer depois de dois anos de restrição devido à pandemia de covid-19. Em 2023, a comemoração marca 300 anos de tradição.
A gestão está revelando um artista por dia. Até o momento, estão confirmados na programação do evento o cantor Rogerinho, o grupo Batukerê e A Tarraxada. A festa acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro e deve atrair foliões da região chapadeira e de toda a Bahia.
Os moradores da região já demonstram ansiedade pela festa. “O melhor carnaval de todos os tempos”, declarou um internauta. “Ansioso pela divulgação das bandas”, comentou outro. O município chapadeiro é um dos destinos mais procurados no carnaval da região. O local é histórico e classicamente tem uma programação extensa e diversificada que vai desde os desfiles de bloquinhos com marchinhas dos antigos carnavais, até os grandes shows.
Para os turistas, além da folia, há a possibilidade de curtir as cachoeiras do local e conhecer as histórias dessa que foi a primeira cidade planejada do Brasil, criada por Provisão Real em 1745. Rio de Contas preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. Escravos alforriados que se instalaram na margem direita do Rio de Contas Pequeno, atual Rio Brumado, foram os primeiros habitantes da região.
Jornal da Chapada