Reagindo à notícia de que o ministro da Justiça, Flávio Dino, deve apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propostas para a proteção da democracia, o deputado estadual eleito Leandro de Jesus (PL) apontou risco de censura nas redes sociais caso o pacote de medidas seja aprovado.
Um dos pontos propostos por Dino é a “regulamentação das redes sociais, de modo a coibir crimes políticos na internet”. Para o advogado, que é uma liderança da Direita baiana e frequente nas redes sociais, a aprovação poderia acarretar em diversas arbitrariedades.
“A primeira pergunta a se fazer é: quem vai julgar o que está certo ou o que está errado nas redes sociais? A segunda questão é: a quem interessa essa regulamentação? E a terceira, mas não menos importante, é: democracia combina com censura? Todos sabem que o público de Direita é assíduo nas redes sociais e isso impactaria no trabalho dos conservadores em mostrar a verdade do que está acontecendo no Brasil”, disse Leandro.
“Está bem claro na nossa Constituição: ‘É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística’. Querem proteger a democracia aplicando censura? Não faz sentido”, completou. Ainda não há prazo para apresentação do pacote ao Congresso Nacional, mas o mesmo já teria sido apresentado ao presidente Lula na última quinta-feira (26). De assessoria.