O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustaquio afirmou que pagar 180 advogados para defender terroristas presos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com o compatriota bolsonarista Rodrigo Gasparin, ele gravou um vídeo em que se oferece aos golpistas presos para pagar advogados.
Eustaquio, que tem um mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, não especificou a origem do dinheiro.
O pedido de prisão foi feito pela Polícia Federal após Eustáquio não ter tomado as devidas providências. Ele foi preso em junho de 2020 por participar de ações antidemocráticas.
Em vídeo gravado no dia 23, Eustaquio declara coordenar o trabalho dos advogados de Gasparin, que afirma morar em Curitiba e ser integrante do grupo bolsonarista Aliança Pelo Brasil.
Eugênio Aragão
O vídeo chamou imediatamente a atenção do ex-ministro Eugênio Aragão, advogado da campanha de Lula. Ele, que era procurador, vê nisso uma forma de atingir os financiadores.
“Quem financia esse esquema? Como Estáquio diz em vídeo que está “pagando”, fica mais fácil chegar aos financiadores”, afirmou. Redação da Revista Fórum com informações da coluna de Guilherme Amado