Os Estados Unidos registraram mais um acidente químico na noite desta terça-feira (14). Um caminhão que carregava ácido nítrico se acidentou no Condado de Pima, no Arizona. Diante da alta toxicidade do composto químico, os moradores da região foram orientados a evacuar a região. De acordo com informações do Independent, o acidente teria envolvido um caminhão trator que puxava um reboque de caixa que capotou, rolou de lado e liberou o ácido nítrico. O estado de saúde do motorista é desconhecido.
Além da evacuação das pessoas que moram perto do local do acidente, os moradores também foram orientados a não utilizar o ar-condicionado para evitar levar para dentro de seus lares o agente químico e tóxico. O jornal Arizona Daily Star afirma que as escolas foram afetadas e as aulas suspensas. O Parque Tecnológico da Universidade do Arizona também foi evacuado.
Desde a madrugada desta quarta-feira (15) que o Corpo de Bombeiros de Tucson, o Escritório de Gerenciamento de Emergências do Condado de Pima e a Unidade de Reposta a Materiais Perigosos do Departamento de Segurança Pública estão trabalhando para contornar o acidente, que formou uma imensa fumaça laranja-amarela pela região. O Corpo de Bombeiros de Tucson, por meio de suas redes sociais, afirmou que a Interestadual 10, onde ocorreu o acidente, vai permanecer fechada por tempo indeterminado.
be safe everyone, don’t breath this in @whatsuptucson pic.twitter.com/Uv8EVtpS1t
— 𝖇 𝖊 𝖗 𝖙 (@bertsinatra) February 14, 2023
Acidente em Ohio
O acidente no estado do Arizona ocorre doze dias depois de um outro que ocorreu em Ohio, quando um trem de carga descarrilou na cidade de Palestina Oriental e derramou uma enorme quantidade de produto tóxico e cancerígeno. A tragédia ocorreu no início de fevereiro, mas a preocupação vem aumentando a partir da divulgação de imagens de vagões em chamas, lançando uma intensa e tóxica fumaça escura.
Milhares de moradores da cidade foram obrigados a deixar suas casas por causa do perigo de intoxicação. Contudo, já foram autorizados a retornar. Mesmo assim, existem muitas pessoas que não querem voltar em consequência de notícias como o surgimento de peixes mortos na região.
O trem tinha 150 vagões, dos quais 50 saíram do trilho, sendo que 20 desses carregavam produtos perigosos. O acidente causou o vazamento de cloreto de vinila, material que explodiu, pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta no ar. O material é altamente inflamável e cancerígeno, que pode ser mortal, causar queimaduras ou, se inalado, sérios danos ao pulmão.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos acompanhou o trabalho e afirmou que o impacto ao meio ambiente foi mínimo, mas que segue monitorando o ar e a água da região, o que é questionado por muitos moradores que não querem voltar para casa com medo de intoxicação. O caso de Ohio tem sido comparado com o acidente nuclear de Chernobyl, porém, especialistas estadunidenses descartam tal similaridade. Com informações da Revista Fórum.