O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) rebateu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de forma irônica ao dizer que são milhares de presos provisórios no Brasil que passam por situações deploráveis em carceragens de delegacias ou em prisões. Nesta quinta-feira (16), Suíca reforçou que existem inúmeras violações de direitos humanos que precisam ser apuradas e erradicadas do sistema prisional, mas questionou o porquê dos bolsonaristas se importarem com isso apenas quando são “do lado deles”. Para o petista, a situação envolvendo os golpistas no dia 8 de janeiro foi influenciada pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) e por parlamentares como Nikolas Ferreira.
“Direitos humanos só para o lado deles. Agora vem pedir direitos. Essa situação do sistema carcerário é de décadas. Os pobres e pretos que estão presos neste país passam por situações bem piores. São milhares de presos provisórios, por exemplo. Segundo anuário, 28,5% da população carcerária era composta por detentos provisórios [233,8 mil] em 2021. Pessoas que aguardam julgamento. As condenadas no sistema prisional somam 586,9 mil, cerca de 10,7% maior do que no ano anterior, quando havia quase 530 mil condenados. E todos passam por algum problema. É para ontem um debate amplo sobre o assunto. Mas os golpistas presos são do lado dele [Nikolas], por isso ele se doeu todo. São essas pessoas presas que ele estimulou a fazerem cenas ridículas no 8 de janeiro”, descreve Suíca.
O vereador soteropolitano disse ainda que o número de presos no Brasil é assustador e não resolve a situação da segurança pública. “Infelizmente é um número muito alto e que não soluciona o problema da segurança do país. Até porque não há relação entre encarceramento e melhoria desse setor. E o que o deputado financiador dos golpistas fez foi simplesmente defender seu lado: o do terror. Ele visitou a Colmeia, em Brasília, mas vá visitar os presídios de outros estados. Esses perfis que foram eleitos em cima do medo e da violência. São esses tipos de políticos que precisam ser punidos pela justiça de forma exemplar. Somente assim vamos assegurar que a democracia seja respeitada por esses bolsonaristas órfãos”, completa Suíca.