Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Confira dicas do que fazer durante o período de carnaval no município Lençóis

Roteiro inclui a Cachoeira do Mosquito, e o Poço do Diabo é um dos mais procurados | FOTO: Túlio Saraiva |

Visitantes que escolheram Lençóis, principal porta de entrada da Chapada Diamantina para curtir o Carnaval 2023, estão sendo presenteados com rios com grande volume de água, graças às últimas chuvas registradas ainda em janeiro. Já a temperatura deve variar entre 20ºC e 33ºC, o que completa o convite perfeito para renovar as energias com um bom banho de cachoeira. Os bloquinhos de rua também vão marcar presença.

O desfile de bloquinhos de Carnaval alegrará moradores e visitantes na sexta, sábado, segunda e terça de Carnaval com saída do Mercado Cultural às 20h. Também sairá pela primeira vez o Bloco Carnavalesco do Tomba, às 16h, no bairro de mesmo nome. Além disso, a Banda Zion se apresentará na Praça Clarindo Pacheco no domingo (19), às 22h.

Poço do Diabo fica em Lençóis | FOTO: Divulgação |

“A cidade de Lençóis, tradicionalmente recebe um público que busca tranquilidade e contato com a natureza nesse período. Geralmente pessoas que realmente estão fugindo da agitação gerada pela folia […] O que garante lotação máxima em hotéis e pousadas”, comentou a secretária municipal de Turismo, Laura Garcia. Para além de Lençóis, confira aqui outros pontos imperdíveis da Chapada para visitar durante o Carnaval.

Turismo de Natureza
Já pela manhã a dica é curtir os rios e cachoeiras, começando pelo Parque Municipal da Muritiba, localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo.

Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder. Consulte mais informações e regras de acesso em https://janoo.com.br/lugar/parque-da-muritiba. Ainda em Lençóis, a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a belíssima Cachoeira do Sossego encantam pessoas do mundo inteiro. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte de uma comunidade quilombola – o Remanso – em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada – o Marimbus – em direção a um delicioso banho no rio Roncador, cujo acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.

Serra das Paridas integra um complexo arqueológico com diversas pinturas rupestres de milhares de anos | FOTO: Divulgação |

Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.

Aos que preferem aventura, a travessia por locais como a Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, e Capivari, são ótimas opções para acampamento e ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento por equipe especializada.

Memória e cultura
A cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade está a Casa de Cultura Afrânio Peixoto e a Sociedade União dos Mineiros que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços.

Lençóis, na Chapada Diamantina | FOTO: Felipe Reis |

Cachaça e café
Já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café. Com informações da assessoria.

Agende sua visita
*Parque da Muritiba: www.janoo.com.br
*Passagem dos Bois – @passagemdosbois 75 98837-3296
*Encontro dos Rios – @encontro_dos_rios
*Ecositio Santa Fé – @ecositio_santafe 75 99862-8210

Sair da versão mobile