A abertura oficial do Carnaval de Palmeiras, município na região da Chapada Diamantina, aconteceu no sábado (18), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A festa, que já está na sua 97ª edição, tem uma vasta programação até esta terça-feira (21). Atrações como Magary Lord, Adão Negro e Filhos de Jorge animam o público no palco montado na Praça Dr. José Gonçalves, próximo à Prefeitura.
No centro da cidade, o governador e os titulares do Turismo, Maurício Bacelar, Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, e o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola, acompanharam a saída do cortejo do que foi embalado pelo som da Filarmônica Santa Cecília e pela alegria dos foliões. Em seguida, Jerônimo participou da cerimônia de abertura oficial do Carnaval de Palmeiras, quando foi realizada a coroação da Rainha e do Rei Momo.
Na ocasião, Jerônimo falou sobre a importância de fortalecer os festejos de momo nas cidades do interior da Bahia. “Aqui na Chapada, Palmeiras já é um ponto turístico natural e essa festa que a prefeitura promove aqui é feita com muito zelo, muito carinho. Por conta disso, nós estamos aqui para prestigiar e para mostrar que Carnaval também acontece no interior do estado com qualidade”, declarou.
A agenda do governador Jerônimo foi cheia não somente na capital, mas também no interior durante esse período. Na sexta-feira (17), em Tucano, o governador inaugurou mais uma escola de tempo integral e prestigiou a festa em outras regiões.
Na segunda-feira (20), o governador foi ainda aos municípios de Caravelas, Alcobaça e Prado, no extremo sul. Na terça-feira (21) foi a vez de Maragogipe, no Recôncavo. Mais de 60 municípios estão recebendo ações e recursos estaduais para o período de carnaval.
Entre os municípios incentivados estão Alcobaça, Angical, Barra do Mendes, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cândido Sales, Camamu, Caravelas, Correntina, Esplanada, Itabuna, Itiúba, Jussiape, Lapão, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Nova Fátima, Palmeiras, Paramirim, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Santa Bárbara, Tanquinho, Várzea do Poço, Cipó, Paratinga e Itaparica.
Ação regional
Já o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, pontuou o quanto as festas carnavalescas são importantes para a manutenção da cultura baiana e para a movimentação da cadeia turística. “O Carnaval é a maior expressão cultural brasileira e na Bahia tem a sua maior expressão. Aqui está distribuído em mais de 60 municípios com o apoio do Governo do Estado”.
Ele também exaltou as belezas naturais da região, que é um polo turístico consolidado para o ecoturismo e turismo de aventuras. “Aqui as pessoas têm a oportunidade de fazer a trilha da fumaça ou conhecer a Vila de Conceição dos Gatos, tomar banho na Cachoeira do Rio Preto ou no Riachinho, encontra também uma gastronomia rica”, destacou.
O prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, afirmou que a população da região já espera o evento e que o fomento da festa era muito esperado por todos. “A parceria resultou nesse projeto. Sozinhos não conseguiríamos. Se não fosse o governo estadual dando esse suporte, nós não conseguiríamos fazer uma festa com esse nível, que é a altura que a nossa cidade merece”.
O policiamento da festa da cidade opera com o reforço de 132 policiais militares da 42ª CIPM/Lençóis. O Carnaval de Palmeiras conta com o apoio do Governo do Estado, que investiu R$ 160 mil para fomentar a realização do evento.
Jornal da Chapada