O secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT), em conversa com este Política Livre, saiu em defesa da primeira-dama Janja, esposa do presidente Lula (PT), após ela decidir participar do Carnaval de Salvador enquanto o litoral de São Paulo era acometido de fortes chuvas que vitimaram, até então, 48 pessoas.
Florence afirmou que a primeira-dama tem “atribuições de primeira-dama”, e que o papel de prestar atenção e suporte em casos emergenciais é do presidente da República. O secretário ainda salientou que a oposição está “procurando motivo” para divergir do governo Lula.
“Totalmente impróprias (as críticas). A primeira-dama tem atribuições de primeira-dama. Ela tem um histórico de liderança política, cumpre um papel cidadão muito ativo, mas o presidente é Lula. Diferente do presidente anterior, que tripudiou de óbitos enquanto teve chuvas aqui na Bahia, o presidente Lula suspendeu o seu descanso para ir coordenar as ações de apoio às vítimas das chuvas. Ele levou um número muito expressivo de ministros e equipe. A primeira-dama concluiu o ciclo de dias de descanso. A oposição não está encontrando o que criticar, procurando motivo para dizer que diverge”, disse o secretário. Redação do Política Livre.