A desativação do Escola Carlos Santana no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, tem causado a indignação de pais e estudantes. Esta semana, o Jornal da Chapada recebeu inúmeros vídeos de uma reunião para tratar do assunto com professores, pais e estudantes se manifestando sobre a desativação e junção com outra escola.
“Acabei de chegar de uma reunião onde a gente foi pego de surpresa. As aulas já eram pra ter começado no dia 13 [de fevereiro], mas o gestor Wilson Cardoso [PSB] veio nos avisar que só agora, no dia 27, a escola que nossos filhos estavam será desativada e vai fazer a junção com um colégio municipal. Ele está fazendo isso em toda a redondeza de Andaraí”, aponta uma mãe em vídeo.
A tentativa dos pais e educadores para manter a escola funcionando não surtiu efeito. Eles pedem a “colaboração de todas as autoridades que a gente não quer mudar nossos filhos de escola”. Conforme a mãe, a unidade do filho agora ficará a mais de 3km de distância. “Disseram que vai ter carro, mas na prática não vai ter. Então, por favor, alguém pode fazer isso por nós? Sabemos que tem a lei que garante o direito dos nossos filhos perto de casa”, completa.
A mãe aproveita e critica a gestão do município de Andaraí, dizendo que a mesma “está sem freio”. Ela relata insatisfações. “Desativou a feira lá de baixo dizendo que era melhor, mas todos os vendedores têm queixas de que a feira ficou ruim. Quebrou o calçamento que estava bom e já tinha reformado a praça e fez de novo. Demoliu todas as casas populares do campo e as pessoas estão de aluguel até hoje”.
Jornal da Chapada