O deputado Marcinho Oliveira (UB) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de resolução em que propõe a concessão da Comenda 2 de Julho ao cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista baiano, Washington Bell Marques da Silva, conhecido como Bell Marques.
Conforme o parlamentar, que é “chicleteiro de carteirinha” e este ano saiu em dois blocos do artista, Bell se consagrou como um dos maiores ícones e representantes do Carnaval de Salvador.
Além disso, leva o nome da Bahia e do Brasil para o mundo. Este ano, Marcinho foi o responsável por levar diversas autoridades, a exemplo dos deputados federais Artur Lira e Elmar Nascimento, para curtir o Camaleão.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é reconhecer os relevantes serviços prestados por Bell Marques à Bahia no exercício da sua atividade artística e cultural.
Natural de Salvador, o cantor se tornou conhecido como vocalista da banda Chiclete com Banana, um dos primeiros grupos de axé da história da música baiana, onde permaneceu à frente dos vocais da banda entre os anos de 1980 e 2014.
“Durante esse período, a banda vendeu aproximadamente oito milhões de álbuns, consagrando-se como sucesso absoluto”, ressaltou o proponente da honraria.
Ao narrar a história do homenageado, Marcinho Oliveira lembra que Bell, ainda adolescente, demonstrou seu interesse pela música ouvindo os irmãos Wilson e Wado, que na época eram músicos da extinta banda Os Elétrons.
Nessa época, Bell chegou a fazer parte como integrante da banda em três shows como tecladista. No entanto, com o tempo, foi aprendendo a tocar violão, guitarra, contrabaixo e demais instrumentos musicais.
“Ele começou a desenvolver seu lado cantor pouco a pouco. Sua carreira musical começou a despontar em cima do trio elétrico no ano de 1979, tocando no bloco Traz os Montes, no Trio Tapajós. No ano de 1980, Bell passou a integrar a banda Scorpions, grupo que alterou o nome para Chiclete com Banana em 1981”, explicou o legislador.
Em março de 2014, o artista estreou em sua carreira solo, no último dia do carnaval, à frente do Bloco Vumbora, no circuito Barra-Ondina.
“Com o anúncio da carreira solo, Bell apresentou sua nova banda, a Big Band, que é como foi intitulada a banda que o acompanha na nova fase. O projeto de Bell Marques em carreira solo foi bem aceito pelo público e vendeu cerca de 300 mil cópias logo no primeiro lançamento”, disse o deputado em sua proposição.
Ainda conforme Marcinho Oliveira, Bell Marques é uma unanimidade quando se fala do Carnaval de Salvador, pois é um dos maiores ícones da folia na capital baiana e marcou várias gerações ao longo das mais de quatro décadas de sucesso com seu carisma, disposição, vitalidade e amor pelo que faz.
“Na sua voz, foram eternizados hits marcantes como ‘Voa Voa’, ‘Quero Chiclete’, ‘100% Você’, ‘Nana Ê’, ‘Diga Que Valeu’ e ‘Não Vou Chorar’”, citou. Redação do site Informe Baiano.