Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Ex-presidente Bolsonaro confirma que está com joias dadas pela ditadura saudita

Bolsonaro e as joias sauditas que estão em seu poder | FOTO: Agência Brasil e Divulgação |

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos, confirmou ao repórter Leandro Magalhães, da CNN Brasil, que está com ele o conjunto de joias que foi dado de presente pela ditadura da Arábia Saudita em novembro de 2019 à comitiva brasileira que esteve no país.

Segundo o jornalista, Bolsonaro confirmou que está com uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e um terço, todos de ouro cravejados de diamantes. Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz”, teria dito Bolsonaro ao repórter da CNN.

Esse foi o primeiro de ao menos quatro presentes dados pelo governo árabe a Bolsonaro. Um segundo estojo com joias, idêntico ao que está com o ex-presidente, também chegou ao Brasil, mas em 2021, e pela bagagem do então ministro Bento Albuquerque, que teria repassado o item para o ex-mandatário.

Um terceiro conjunto de joias, de caráter feminino e avaliado em R$ 16,5 milhões, destinado à ex-primeira-dama Michelle, foi apreendido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos no mesmo desembarque de 2021, só que na mochila de um assessor do ex-chefe da pasta de Minas e Energia.

No mesmo dia da apreensão, o governo Bolsonaro apresentou uma lista com quatro presentes do Reino da Arábia Saudita para serem incorporados ao acervo presidencial. O estojo com as joias, no entanto, não estava listado.

À CNN, Bolsonaro negou que sabia da existência desse terceiro conjunto de joias, que foi apreendido pela Receita. “Eu não pedi, nem recebi esses outros presentes”, afirmou. Redação da Revista Fórum.

Sair da versão mobile