Debater e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a garantia de direitos. Esse foi o ponto central da ‘jornada social’ realizada pela Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. O evento aconteceu na última terça-feira (7) com o tema ‘Fortalecimento do Suas na Perspectiva da Defesa e Garantia de Direitos’.
Realizada no Centro Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça do Rosário, a ação faz parte do plano da secretaria para 2023. A secretária Arlene Santana esteve no evento com equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casa de Acolhimento, servidores da Ação Social, além de conselheiros tutelares.
A jornada começou com a pedagoga, bacharela em direito e pós-graduada em Antropologia e Turismo e em Didática do Planejamento, Daniela Pessoa, que palestrou sobre ‘Inteligência Emocional no Trabalho’. Daniela falou sobre os quatro pilares da inteligência emocional: reconhecer as emoções, usar as emoções, estender as emoções e gerenciar as emoções. A palestrante apresentou também ideias sobre comunicação assertiva, facilidade de trabalhar em equipe, avanço na resolução de conflitos, melhora no engajamento, controle do estresse e da ansiedade.
A segunda apresentação foi da coordenadora da Gestão de Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Andreia Correia, sobre o tema Gestão de Pessoas. Andreia elencou alguns tópicos como trabalho em equipe, ética no trabalho, cooperação e pontualidade e concluiu afirmando que “uma equipe vencedora é aquela em que todos os membros têm a mesma importância.
A última palestra foi ministrada no turno da tarde pela neuropedagoga, especialista em educação à distância e coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itaberaba, Agda Stela Lima, com o tema ‘Desenvolvimento Pessoal e Profissional’, que teve como foco a qualificação de profissionais e o desenvolvimento pessoal. Um dos objetivos foi apresentar a UAB como uma possibilidade para pessoas que pretendem investir na formação integral e se capacitarem tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida social e pessoal.
A coordenadora de Assistência Social do município, Daniela Pereira Lima, e a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Clecia Souza Silva, apresentaram para o público o plano de ação da pasta para 2023 com destaque para aprimorar a oferta de ações, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no município; intensificar a busca ativa como estratégia de oferta de serviços às famílias em situação de vulnerabilidade social; e fortalecer a gestão do Suas e as ações de controle social.
Entre os projetos integrados que continuarão a fazer parte do plano, as coordenadoras destacaram o projeto Tempo de Repartir, que distribui alimento para famílias carentes no período da semana santa; Projeto Social em Ação que oferta serviço socioassistencial para famílias em situação de vulnerabilidade social; Projeto Casamento Comunitário, que deve acontecer no segundo semestre do ano; projeto Dia das Crianças, projeto Dia das Mães; e projeto Sopão na Mesa. Jornal da Chapada com texto base de assessoria.