Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto ‘Umbu Gigante’ em Vitória da Conquista é levado para o município de Iraquara como proposta de desenvolvimento rural

Projeto foi levado a Iraquara pela prefeitura de Vitória da Conquista | FOTO: Secom/PMVC |

Campo experimental do projeto ‘Umbu Gigante’ é implantado no povoado de Queimadas, no município de Iraquara, na Chapada Diamantina. No dia 10 de março técnicos visitaram o local para auxiliar na experiência do projeto, que foi levado à região chapadeira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).

O coordenador de Fomento à Agricultura Familiar de Iraquara, Eduardo Castro Barreto Filho, e o engenheiro agrônomo da SMDR, Dilermando Fonseca, ministraram palestra para técnicos iraquaenses e agricultores familiares da região. O projeto foi levado para Iraquara pela prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Desenvolvimento Rural na região da Chapada Diamantina foi debatido em Vitória da Conquista | FOTO: Secom/PMVC |

A palestra em Iraquara abordou informações sobre a “cultura do umbu gigante no geral, em todos os seus aspectos: como é implantada uma roça de umbu, a enxertia, e também um momento de perguntas e respostas”, informou Eduardo.

Além disso, foram distribuídas 30 mudas de umbu gigante para plantio no campo experimental. Essa etapa foi realizada com a orientação de Sálvio Gusmão, também engenheiro agrônomo da SMDR.

“A gente fica muito contente porque o umbu é uma fruta nossa. Essa variedade de umbu gigante é algo que podemos expandir e buscar a melhoria na comercialização. Estamos na comunidade de Queimadas, onde já tem trabalho de processamento de frutas. Então, esse campo experimental é para começar o trabalho, para crescer e desenvolver, para que a gente possa, no futuro, ser também um distribuidor de tecnologia, de muda e de qualidade para outros municípios da região”, disse o prefeito de Iraquara, Nino Coutinho (PSD), que participou da palestra.

Foram distribuídas 30 mudas de umbu gigante para plantio no campo experimental| FOTO: Secom/PMVC |

Além da parceria entre as duas prefeituras para a instalação do campo experimental de umbu gigante, a iniciativa também conta com a participação da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri). O coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da pasta estadual, Marcelo Libório, comentou a ação.

“Há cerca de dez anos, conhecemos o projeto de Vitória da Conquista e achamos uma coisa fantástica, uma coisa extremamente maravilhosa. E isso não podia ficar apenas em Vitória da Conquista. Essa excelência de trabalho tinha que ser multiplicada. Por isso, solicitamos o apoio da Secretaria Municipal, e com muita boa vontade, eles vieram aqui para colaborar com o município de Iraquara”, destacou. A presidente da Associação dos Produtores de Queimadas, Zélia Pereira, avaliou os impactos dessa iniciativa para os agricultores da região. Jornal da Chapada com texto base do Blog do Anderson.

Troca de experiências foi fundamental pada o desenvolvimento rural| FOTO: Secom/PMVC |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas