Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Agropecuária baiana teve impulso de 3,6% no quarto trimestre de 2022

A maior contribuição para esse crescimento foi observada no segmento de distribuição e consumo final | FOTO: Divulgação |

Setor agropecuário da Bahia registra crescimento de 3,6% no último trimestre de 2022. O cálculo foi divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) sobre o Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com os valores correntes, o PIB do setor atingiu a marca de R$ 22,1 bilhões no quarto trimestre de 2022, o que representou 23,5% da economia baiana naquele período.

No ano de 2022, o PIB do agronegócio no estado registrou um crescimento de 1,0%, totalizando R$ 110,7 bilhões, segundo a SEI. Isso representou 27,6% da atividade econômica baiana no ano passado. Embora a participação do agronegócio na economia baiana tenha diminuído em relação a 2021, a série histórica indica que sua importância tem aumentado ao longo dos anos, sugerindo uma tendência de crescimento contínuo.

Para o Secretário da Agricultura do Estado da Bahia Wallison Tum, esse é um fato que comprova a importância da agricultura baiana para a economia do país e para a alimentação mundial. “Esses dados demonstram a força da agropecuária baiana, deixando clara sua importância dentro do cenário do Brasil e também do mundo, como um dos celeiros do planeta”, afirma o Secretário.

A maior contribuição para esse crescimento foi observada no segmento de distribuição e consumo final, que respondeu por 63,1% da atividade do agronegócio. O sucesso desse setor no último trimestre do ano é um fenômeno bem conhecido, uma vez que poucas culturas são colhidas durante esse período, o que impacta diretamente nos agregados insumos e agropecuária. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas