Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Seis dicas de lugares legais para visitar e desfrutar na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é o destino mais procurado do país | FOTO: Montagem do JC/Túlio Saraiva/Setur/Destinões/Tais Leal |

Localizada na região central da estado da Bahia, a Chapada Diamantina é conhecida por ser considerado um dos lugares mais bonitos do planeta e um dos lugares mais procurados para aventuras com inúmeros atrativos naturais e lugares incríveis para conhecer. Listamos seis atrativos que são procurados e sugeridos por guias cadastrados.

O Morro do Pai Inácio é uma das belezas naturais da região | FOTO: Reprodução/Viagem e Turismo |

A região tem como cartão postal o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, ótimo atrativo para os amantes de trilha. São 20 minutos de caminhada. Do alto do morro é possível avistar toda beleza da Chapada. Algumas pessoas optam por subir perto do momento do pôr do sol para apreciar o fim da tarde. Após 650 metros de subida, a entrada custa R$ 12 (estudando e idosos pagam meia). O local funciona das 9h às 17h.

Gruta da Pratinha | FOTO: Reprodução/Fazenda Pratinha |

Em segundo lugar está a Gruta da Pratinha, que fica em Iraquara. A trilha termina no rio de água azul clara que brota dentro da Pratinha. Com auxílio de snorkel, é possível ver peixes e formações rochosas curiosas no túnel inundado. A entrada custa R$ 80 e da direito a visitar as duas grutas e tomar banho livre. Qualquer passeio dentro dela paga à parte. Fica aberto das 8h30 às 17h. Durante o feriado esses horários podem variar.

Parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça é a maior do Brasil | FOTO: Montagem do JC |

Em terceiro lugar tem a Cachoeira da Fumaça, que fica no Vale do Capão, em Palmeiras. A trilha é de 12 km (ida e volta). A queda com nome de fumaça é conhecida por sua fina cortina de água que despenca por uma abertura do paredão e vira um spray antes mesmo de tocar o chão. Quem não estiver acostumado com trilhas, o recomendável é contratar um guia. O acesso é complicado e são registrados muitos problemas com turistas que se aventuram sozinhos nas trilhas.

Cachoeira do Buracão em Ibicoara | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina |

A Cachoeira do Buracão segue como quarta opção e fica em Ibicoara, ao sul da Chapada Diamantina. A trilha é de 6 km entre ida e volta. Para chegar até lá é obrigatório o acompanhamento de um guia local do município assim como o pagamento de uma taxa para acesso ao parque municipal.

Poço Azul está entre os destinos mais procurados na cidade chapadeira | Divulgação/Rui Rezende |

Como quinta opção está a joia da Chapada Diamantina, o Poço Azul, no município de Nova Redenção. O passeio até ele é bem fácil e não há trilhas a serem percorridas para chegar ao local. Nele é permitida a flutuação, a única exigência é tomar uma chuveirada antes do mergulho para retirar qualquer resíduo de cremes etc. O Poço Azul é o maior sítio paleontológico submerso do país. No fundo do poço, escondidos em meio à matéria decantada, foram encontrados centenas de fósseis de animais pré-históricos como preguiças gigantes.

Pontos turísticos de Lençóis recebem visitantes de todo o mundo | FOTO: Túlio Saraiva |

E por último a cidade de Lençóis, que é a cidade onde tem mais estrutura para receber o visitante, com uma variedade enorme de pousadas e hotéis. Durante a noite há muita música e atrações culturais no centro da cidade. É, sem dúvida, o local com maior infraestrutura e com atrativos próximos que atraem visitantes de todo o mundo. Tem o Serrano, Ribeirão do Meio, a Cachoeira do Mosquito, a da Primavera. Há ainda trilhas longas para o Palmital, Cachoeira do Roncador, Fumaça por baixo e tantos outros atrativos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas