Circula nas redes sociais nos últimos dias uma lista elaborada por uma igreja evangélica do Distrito Federal que distribuiu o formulário a jovens da denominação que foram para um “retiro espiritual”. Na tal relação estão 108 “pecados”, ao lado de parênteses, que deveriam ser assinalados no caso de o participante já ter cometido tal “deslize” que pode mandá-lo diretamente ao inferno.
Como alguns jovens se revoltaram com a lista e simplesmente se recusaram a preenchê-la, alguns acabaram fotografando o tal papel e repassaram para amigos que não são da igreja. A partir daí, o “documento” passou a circular livremente na internet, gerando todo tipo de piada por conta de seu conteúdo ridículo e pretensamente “santo”.
A lista tem, sim, muito preconceito, como menções à umbanda, aos orixás e até à prática do vodu, uma religião de matriz africana sincrética praticada na região do Caribe. Lá há ainda termos como “homossexualismo’, profundamente errôneo e descabido, já que tal associação da homossexualidade com doenças já acabou oficialmente há 33 anos, após uma diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Mas se você joga RPG, definido na lista como “jogo da morte”, se já deu um calote em alguém ou se tem o “coração duro”, esqueça o céu. Seu lugar, segundo a lista evangélica, é o inferno mesmo. No caso de ser católico e ter feito primeira comunhão e crisma, fique sabendo também que seu encontro com o capiroto está garantido de acordo com a relação da tal igreja neopentecostal.
Aqueles que falam palavrão, que são dados à “intelectualidade” e que usam demais o “raciocínio” também estão com a ida às chamas da perdição asseguradas. O papel condena ainda que cometeu suicídio, só não explica como a vítima de tal ato preencheria o formulário e iria ao retiro espiritual.
Por fim, até hipocrisia aparece nos itens restritos da igreja, mas o que não se sabe é se os responsáveis pela entidade religiosa também respondem ao questionário. As informações são da Revista Fórum.