Localizado no município de Ibiocara, na Chapada Diamantina, o cânion do Rio Espalhado tem 90 metros de altura e outros três metros de largura. O local contempla a cachoeira do Buracão, que é uma das mais famosas e visitadas da região.
A região é perfeita para quem gosta de explorar a natureza. Conta com a cachoeira e uma piscina no seu meio formada pelo Rio Manso, também conhecido como Rio Espalhado. Na entrada do cânion tem rochas que possuem camadas que dão uma aparência bem diferenciada ao local.
Ao seguir o rio, atravessando pedras entre arbustos, cactos e passando pelos estreitos paredões do cânion, chega-se a uma piscina natural. É só atravessá-la a nado, com colete salva-vidas, que você ficará de frente à impressionante Cachoeira do Buracão.
Conheça mais dois Cânios Brasileiros
Cânion do Xingó (SE)
Localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, a fama do Cânion do Xingó vai além do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro.
São 65 quilômetros de extensão de rochas gigantescas que servem de casa para uma parte do Rio São Francisco, formado após a construção da hidrelétrica de Xingó, na divisa com o estado de Alagoas.
O cânion é palco de águas cristalinas e esverdeadas, permitindo que os turistas passeiem de barco e possam nadar em áreas específicas.
Cânion Itaimbézinho (SC e RS)
O Cânion Itaimbézinho é o maior cânion do continente, localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no famoso Parque Nacional dos Aparados da Serra.
Com extensão de seis quilômetros, sua imponência também é palco das cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva, provenientes do Rio Perdizes.
Jornal da Chapada