Um vídeo de rapel na cachoeira da Fumacinha, em Ibicoara, tomou as redes sociais nos últimos dias, chamando a atenção para a beleza do local e das aventuras que se pode ter por lá. A cachoeira, que tem mais de 200 metros de altura, é uma bela atração turísticas da Chapada Diamantina e oferece um ambiente muito preservado e encantador. As imagens mostram os aventureiros passando por quatro cachoeiras dentro de um canion. A aventura pode ser agendada por meio de guias locais.
O melhor período do ano para fazer a trilha da Fumacinha é logo depois da temporada de chuvas, quando a cachoeira ainda está com boa intensidade de água e não há risco de chuva, o que torna a passagem pelo leito do rio bem mais arriscada. Com o início da estiagem, a trilha fica mais viável. Essa trilha também pode ser feita em dois dias, com pernoite no meio do caminho e mais tempo para aproveitar a Fumacinha.
Para fazer o passeio para a Fumacinha por baixo é recomendável sair da cidade de Ibicoara entre 6h e 6h30 da manhã para começar a caminhada no máximo às 7h. O tempo de caminhada até a Fumacinha tem duração de 3h ou mais para chegar à cachoeira. Esse passeio é feito em épocas em que o Rio Riachão não esteja muito cheio. A trilha da Fumacinha está a 30 km da sede de Ibicoara.
Para chegar até a cachoeira por baixo é preciso andar dentro de um cânion com cerca de 300 metros de altura no pico mais alto e 7km de extensão. No percurso até a cachoeira principal, é possível encontrar outras cachoeiras e piscinas naturais, ótimas para se banhar e contemplar a natureza.
O turista vai passar por diversos poços, cachoeiras e espelhos d’água. Eles, literalmente, salvam em dias de muito calor e renovam para os próximos quilômetros de trilha. Uma incrível oportunidade de conhecer esse ponto turístico encantador e se aventurar em meio à natureza exuberante da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada